Como funcionam os treinos de abdução e adução

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Na prática de exercícios é muito comum que mulheres se concentrem nos membros inferiores e os homens nos superiores. Contudo, é importante que ambos exercitem todos os músculos do corpo, não apenas pelo equilíbrio estético, mas também para o melhor desempenho nas próprias atividades.

Para exercitar os músculos da parte inferior do corpo, entre os principais exercícios estão os treinos de abdução e adução. Eles são responsáveis por trabalhar os músculos da parte interna e externa da coxa e seus resultados proporcionam maior estabilidade para a realização de outras atividades, por exemplo, a corrida.

Benefícios do treino de abdução e adução

O treino de abdução e adução apresenta vários benefícios para o corpo e para tornar outros treinos mais efetivos. Conheça alguns deles:

Ajuda a evitar lesões

Os exercícios de abdução e adução auxiliam na estabilidade do quadril, fazendo com que a passada fique mais segura. Esse benefício reflete principalmente para a prática de corrida e outros esportes, mas também tem reflexos na estabilidade do corpo para o levantamento de peso em pé, por exemplo. Essa estabilidade evita a ocorrência de lesões durante esses treinos.

Tonificação dos músculos inferiores

O treino dos músculos adutores auxilia na tonificação das pernas, do quadril e dos glúteos, reduzindo a flacidez e eliminando celulites.

Prevenção de tendinite e outros incômodos musculares

Os exercícios de adução e abdução, a partir do fortalecimento dos membros, permite um melhor acomodamento dos ossos da coxa, prevenindo dores nas articulações dos joelhos, quadris, calcanhares e outras, assim como manifestações mais graves, por exemplo, a tendinite.

Como funciona o treino de adução e abdução?

O princípio do treino de abdução e adução consiste em abrir e fechar as pernas com algum peso para aumentar o esforço dos músculos. Geralmente eles são realizados a partir de aparelhos específicos, como a cadeira abdutora e a adutora e o adutor e abdutor no cabo.

Todavia, também é possível fazer esse exercício sem aparelhos, utilizando, por exemplo, uma caneleira para estimular o esforço dos músculos. Alguns exemplos dessas atividades são:

1. Deite-se de lado com o corpo alinhado, levante a perna livre lateralmente e depois volte para a posição inicial. Repita o movimento por uma série e depois realize o mesmo exercício com a outra perna.
2. Apoie-se no chão com as mãos, joelhos e pés, mantendo a coluna ereta. Em seguida, levante o joelho lateralmente, realizando o movimento de abdução (sem esticar a perna) e repita por uma série, sem acomodar o joelho no chão. Em seguida, repita a série com a outra perna.

Como você deve ter percebido, o treino de abdução e adução é bem simples, embora, como todo exercício físico, seja importante fazer os movimentos corretamente para evitar dores musculares e lesões.

O ideal, principalmente para iniciantes, é sempre realizar as práticas físicas com o acompanhamento de um profissional, que saberá determinar a quantidade de repetições, combinação de movimentos, dentre outras definições que farão a diferença nos resultados do treino.

Conheça mais uma forma simples que auxilia no fortalecimento das pernas e músculos inferiores no artigo: Os benefícios de descer e subir escadas.

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