Caminhada no inverno: conheça os benefícios de se exercitar nesta época do ano

0
463

O inverno é a época do ano em que a maioria das pessoas sente vontade de ficar embaixo das cobertas. É realmente tentador! Contudo, manter os exercícios têm vantagens que vão fazer você mudar de ideia sobre o que fazer no friozinho… Nesse contexto, a caminhada é uma ótima opção, pois é agradável e fácil de realizar. No Brasil, onde o inverno não é tão rigoroso, caminhar pode ser uma opção nessa época, tanto para aqueles que já praticam exercícios, quanto para os que querem começar. Veja a seguir!

Temperatura agradável e tranquilidade para se exercitar ao ar livre

Uma das principais vantagens da caminhada é aproveitar a paisagem, entrar em contato com a cidade ou com a natureza. Por outro lado, o maior problema é o sol em horários excessivamente quentes, devido ao desconforto e riscos à pele.

O inverno permite que você caminhe aproveitando melhor, sem correr os riscos da exposição ao sol. O clima fica mais ameno, os lugares ficam mais tranquilos, menos cheios, o que possibilita desfrutar a paisagem da caminhada.

Outra vantagem é que nessa época a transpiração e a sensação de cansaço ao praticar exercícios diminuem. Isso fará ainda mais diferença para quem sofre com sobrepeso. É uma ótima época para começar, mas não se deve parar por aí!

A caminhada no inverno fortalece a imunidade

No inverno, é comum que as pessoas adoeçam com mais facilidade. A prática de exercícios físicos influi diretamente nisto, pois uma de suas consequências é o fortalecimento da imunidade. O contato com o clima, associado ao esforço muscular, auxilia na redução do choque entre o calor de casa e o frio da rua. A combinação destes fatores reduzem as chances de você adoecer.

Maior possibilidade de queimar calorias

Por um processo natural, para se manter aquecido, o seu corpo consome mais calorias no inverno. Todavia, acompanha esse processo, a tendência instintiva de consumir alimentos mais calóricos, o que resulta no acúmulo de gorduras. Esse acúmulo pode causar aquele desespero para queimar tudo no verão, você não precisa passar por isso!

Você já sabe que no inverno dá para  queimar mais calorias. Agora pode aproveitar essa época para emagrecer com mais facilidade ou manter a forma. Ao associar a caminhada, ou outros exercícios, com uma dieta equilibrada melhor será seu resultado!

Essas são as vantagens mais específicas que você terá praticando quaisquer atividades físicas ao ar livre no inverno. Todavia, é importante lembrar, que a prática de todos exercícios físicos sempre trazem inúmeras vantagens, seja ao ar livre ou em local fechado.

Quer um exemplo destas vantagens? Com a liberação de endorfinas reduz-se a propensão à  depressão e outros estados de humor desgastantes. Com a ativação do físico durante os exercícios dorme-se melhor à noite, o que também contribui para melhorar o humor. Com isso, as atividades físicas trazem um melhor desempenho nas atividades cotidianas e uma saúde mais fortalecida.

Mas não esqueça: seja no verão ou no inverno, ao fazer atividades físicas ao ar livre, sempre use protetor solar. Está animado para começar a fazer caminhada aproveitando todos os benefícios do inverno? Conte para a gente nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here