Aulas de hidroginástica diferentes

0
408

As aulas de hidroginástica diferentes são uma ótima atividade física para aquelas pessoas que não se dão bem com as academias de musculação, mas estão em busca de alternativas para se exercitar.

Sendo os exercícios físicos fundamentais não apenas para a nossa saúde física, mas também para a nossa saúde mental, estabelecer uma rotina de atividades é essencial para a nossa qualidade de vida.

Cada exercício físico possui as suas particularidades, sendo que cada um deles possui um foco diferente e atrai públicos diferentes. Nesse contexto é interessante saber quais são os seus objetivos para escolher a atividade certa.

 

Aulas de hidroginástica diferentes

A procura pelas aulas de hidroginásticas diferentes vêm crescendo cada vez mais. Foi-se o tempo que essa atividade era destinada apenas para os idosos, pois os seus benefícios são incríveis e todos podem ser beneficiados.

A hidroginástica, abordando uma maneira mais convencional, é uma aula coordenada por um professor. Normalmente os exercícios são realizados sem equipamentos, envolvendo apenas os movimentos dentro da água.

Como a densidade da água é muito maior que a do ar, o simples fato de tentar se movimentar nesse meio já é um exercício físico. Mas, obviamente, é uma atividade de baixíssima intensidade.

Por esse fato que a hidroginástica é tão relacionada com as pessoas da terceira idade. Além de ser um exercício leve, a água retira toda a tensão e possíveis impactos nas articulações.

Essa particularidade é uma das mais importantes, pois os idosos têm recorrentes problemas nas articulações (o desgaste aumenta com o passar dos anos). Há também o problema com doenças crônicas, como artrite e artrose.

As aulas de hidroginástica diferentes abrangem todas essas vantagens, mas elas normalmente são realizadas utilizando alguns equipamentos para deixar o exercício mais dinâmico e intenso.

O que é e como é trabalhado os exercícios

Há várias possibilidades de aulas de hidroginástica, tudo depende de como o professor irá coordená-las e quais são os equipamentos ou acessórios que ele escolherá usar. A seguir dispomos de algumas modalidades:

  • Aula de hidroginástica com bola

A aula de hidroginástica com bola trabalha principalmente os braços. Os exercícios são simples, mas proporcionam bons resultados. Como a tendência da bola é subir à superfície, você precisará aplicar bastante força ao movimento.

  • Aula de hidroginástica com haltere

Essa é uma das modalidades mais presentes nas academias, pois os pesos dos halteres podem ser variados. Isso possibilita que cada aluno trabalhe com a sua carga ideal.

  • Aula de hidroginástica com bicicleta

A aula de hidroginástica diferente com bicicleta foca mais nas partes inferiores, ou seja, pernas e glúteos. É ótima para trabalhar a circulação e reduzir a celulite, por conta disso é procurada por mulheres de todas as idades.

  • Aula de hidroginástica com música

Essa aula é uma das mais divertidas e atrai os mais diversos públicos. Nada mais é do que uma aula de dança dentro da água, mas como é mais difícil realizar os movimentos dentro d’água a dificuldade aumenta.

Quais os benefícios da hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade muito benéfica para a saúde, como já falamos, mas quais são os principais benefícios que esse exercício físico pode proporcionar?

Perda de peso, melhora na elasticidade e flexibilidade, fortalece a musculatura, define os músculos, melhora a eficiência do sistema cardiovascular, diminui o estresse, entre muitas outras coisas.

Realizar hidroginástica é recomendado para todas as idades, das crianças até os adultos. A única recomendação é que você busque uma modalidade mais alinhada aos seus objetivos.

Uma dica para quem quer começar a fazer uma aula de hidroginástica diferente é participar de uma aula experimental. Essa é uma ótima maneira para descobrir se irá gostar dos exercícios.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here