Para muitos, a musculação é um tipo de esporte, e talvez, para você também. No entanto, você sabe qual é a definição de esporte? A definição é ampla, mas basicamente, esportes envolvem movimentos físicos, técnicas que favorecem o desempenho, regras, presença de adversário, grau de competição e objetivos.
Objetivos esses que podem variar bastante, desde pontuar de diversas formas a saltar mais alto, correr e nadar mais ou mais rápido ou pegar mais peso. Enfim, temos incontáveis esportes no mundo.
O esporte está relacionado a atividade física, pois para estar apto para tais atividades, é necessário trabalhar o desempenho. A musculação em si, aquela que você pratica dia após dia na academia, não se define como esporte, mas ela é muito usada para complementar outros esportes.
A musculação é um tipo de esporte?
Para muitos, a musculação é um tipo de esporte, e não é completamente errado pensar assim, até porque, muitos profissionais incentivam a prática de esporte através da musculação, o que facilita tal associação.
Exemplos de profissionais da área do esporte que utilizam a musculação como complemento são, fisiculturistas, que competem e que usam a musculação como um meio para conseguir a hipertrofia necessária para competir. Até mesmo jogadores de futebol utilizam a musculação.
Musculação é uma modalidade de preparação física, que é implementada visando diversos e variados objetivos, sem que se enquadre na categoria de esporte. Aliás, em basicamente todos os esportes a musculação entra como meio de preparação física para competir melhor ou minimizar os riscos de lesões.
A musculação é um tipo de esporte? Não! É um tipo de preparação
Não é totalmente certo dizer que a musculação é um tipo de esporte, como você viu anteriormente, a modalidade é mais utilizada para complementar um treino. Disto isso, todos podem praticar musculação?
Todos que estão aptos podem praticar musculação. Apesar de a grande maioria das pessoas pensarem que a musculação é recomendada e praticada apenas por quem quer ter um corpo musculoso, por motivos estéticos, ou então para o condicionamento físico de atletas, isso não é bem assim.
O uso da musculação pode ser recomendável para várias outras finalidades, tais como para a correção de postura, a fisioterapia após uma cirurgia e para condicionamento físico, até mesmo para aqueles que nunca a praticaram, quer sejam homens, quer mulheres.
Quais os benefícios da musculação?
Agora que você entende que não é totalmente certo dizer que a musculação é um tipo de esporte, entenda também que ela pode sim trazer benefícios, confira:
-
Melhora a postura corporal
A prática de musculação fortalece a musculatura que sustenta a coluna, melhorando a postura e diminuindo as dores nas costas por exemplo.
-
Diminui a quantidade de gordura
Quando a musculação é praticada de forma regular, intensa e acompanhada de uma alimentação saudável, o corpo passa a queimar mais gordura e aumentar a massa muscular, acelerando o metabolismo e favorecendo o gasto calórico mesmo quando se está parado.
-
Tonifica os músculos
A tonificação dos músculos é uma das “consequências” visíveis da prática da musculação. A tonificação acontece devido à perda de gordura, aumento da massa muscular e fortalecimento da musculatura o que além de representar ganho de força, permite que haja o desaparecimento das celulites, por exemplo.
-
Aumenta a densidade óssea
A musculação aumenta a densidade óssea, ou seja, torna os ossos mais resistentes, diminuindo as chances de fraturas e desenvolvimento da osteoporose, que é comum em pessoas mais idosas e mulheres na menopausa.
-
Melhora o condicionamento cardiorrespiratório
Quanto mais intensa foi a musculação, maior é o trabalho do coração, garantindo maior condicionamento cardíaco e respiratório.
A musculação é um tipo de esporte? Agora você sabe que não e entende porque. Comente o que achou e compartilhe.