A musculação para idosos com osteoporose surgiu como uma nova alternativa de tratamento para essas pessoas. Afinal, a terceira idade é a fase da nossa vida em que começam a surgir diversas dificuldades e limitações do organismo.
Mas quem disse que isso é motivo para se aposentar da atividade física? Muito pelo contrário, é bom saber que existe uma maneira de manter o corpo e a mente saudáveis, e a musculação pode ser uma opção nesse momento.
No entanto, pouca gente sabe que esse treino pode ser um ótimo tratamento para a osteoporose, problemas de articulação, fraqueza muscular, dentre outros. É preciso saber melhor como isso funciona!
Como funciona a musculação para idosos com osteoporose?
A musculação para idosos com osteoporose é bastante comum, e inclui os mesmos tipos de treinos que são oferecidos para todos os alunos. Basicamente, o que muda é a intensidade, a repetição e a força que serão utilizadas.
Para uma pessoa na terceira idade que já foi diagnosticada com fraqueza óssea, o ideal é começar com exercícios leves e que respeitem suas limitações. Aos poucos, o aluno poderá ir aumentando a força e a intensidade dos treinos.
Além disso, seja na terceira idade ou em qualquer outra fase da vida, quem pratica musculação precisa se lembrar de seguir uma dieta rica e equilibrada, principalmente antes e depois dos treinos, afim de potencializar e otimizar os resultados.
Benefícios da atividade física na terceira idade
A musculação para idosos com osteoporose não só fortalece os tecidos ósseos, como também pode trazer uma série de outros benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente! É incrível o que a atividade física na terceira idade pode fazer.
Por isso, resolvemos listar aqui diversos benefícios que um idoso com vida esportiva ativa pode ganhar para o seu organismo e que vão, com certeza, te convencer a sair do sedentarismo também. Confira:
-
A musculação previne a osteoporose
Esse é o benefício principal e que é parte do tema. Mas, você sabe por que a musculação ajuda com a osteoporose? Ao enrijecer e tonificar os músculos, ela ajuda a fortalecer o tecido ósseo por traz deles, aumentando sua resistência.
-
Os treinos aumentam o ganho de massa magra
A musculação para idosos com osteoporose também ajuda no ganho de massa magra, como para qualquer outra pessoa! Ou seja, dá para envelhecer com um corpo saudável e – pasme – musculoso!
-
A musculação também melhora a pressão arterial e a saúde do coração
Fazer exercícios na terceira idade, principalmente musculação, pode ajudar em diversos problemas que surgem conforme envelhecemos. Assim, dá para cuidar também do equilíbrio da pressão arterial e da saúde do coração!
-
A atividade física melhora a saúde mental
E não é só a saúde do corpo que aumenta, mas sim do organismo todo! Praticar exercícios físicos em qualquer idade melhora o estado mental, pois elimina o estresse, aumenta a socialização e diverte!
Quais outros exercícios ajudam no combate da osteoporose na terceira idade?
Além da musculação para idosos com osteoporose, que já é por si só bastante benéfica e eficaz, também existem outras opções de exercícios e atividades físicas para quem sofre com esse problema na terceira idade.
A hidroginástica, o Pilates e a yoga são alguns exemplos, pois são atividades de baixo impacto, e isso muitas vezes é mais ideal para quem tem osteoporose do que os treinos de choque.
Portanto, a musculação para idosos com osteoporose vale muito a pena, e pode trazer benefícios incríveis para o corpo e para mente. Então, se você está passando para a próxima etapa da vida, não deixe de investir nisso!