HomeDicasQuais benefícios tem a mulher ao alinhar o ciclo menstrual com os...

Quais benefícios tem a mulher ao alinhar o ciclo menstrual com os treinos

QUAIS BENEFÍCIOS TEM A MULHER AO ALINHAR O CICLO MENSTRUAL COM OS TREINOS?

O alinhamento dos treinos com o ciclo menstrual está relacionado à compreensão das variações hormonais que ocorrem ao longo do ciclo menstrual e como elas podem influenciar o desempenho físico e a recuperação das mulheres.

Alinhar o ciclo menstrual com os treinos pode trazer alguns benefícios para as mulheres.

Como fazer musculação no período menstrual?

O mais indicado é fazer exercícios leves nesse período. Deixe as atividades intensas e prolongadas para quando a menstruação acabar, pois nessa fase há aumento do estrogênio, o que favorece a performance esportiva.

Como treinar de acordo com o ciclo menstrual?

Caminhadas, andar de bicicleta, fazer yoga e pilates são algumas indicações, isso porque esses exercícios auxiliam na respiração, na concentração e no relaxamento. Apesar dessas indicações mais leves, o treino varia de pessoa para pessoa e, inclusive, deve ser montado conforme o ciclo menstrual da mulher.

Por que musculação desregula o ciclo menstrual?

A prática de exercícios pesados com frequência pode não só atrasar a menstruação, como fazer com que ela pare completamente por um determinado período. Isso acontece porque o corpo gasta muita energia com as atividades, dificultando assim, a entrada no período fértil.

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

Confira alguns desses benefícios!

Melhor desempenho: Conhecer e acompanhar o ciclo menstrual pode ajudar as mulheres a identificar as fases em que têm mais energia e disposição, o que pode resultar em um melhor desempenho durante os treinos.

Aproveitar os momentos de alta energia: Durante a fase pré-ovulatória, muitas mulheres experimentam um aumento na energia, força e resistência. Ao alinhar os treinos com essa fase, é possível aproveitar ao máximo esses momentos de maior disposição.

Melhor recuperação: Durante a fase pós-ovulatória e menstrual, algumas mulheres podem sentir uma diminuição na energia e na disposição. Nesses períodos, priorizar atividades de recuperação, como alongamento, ioga ou treinos mais leves, pode ajudar na recuperação muscular e evitar possíveis lesões.

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

Gerenciar desconfortos: Algumas mulheres experimentam sintomas incômodos durante o ciclo menstrual, como cólicas, inchaço ou sensibilidade nos seios. Conhecer o próprio ciclo pode ajudar a planejar os treinos de acordo, evitando exercícios intensos nos momentos em que os sintomas são mais intensos.

Conexão com o corpo: Alinhar os treinos com o ciclo menstrual pode ajudar as mulheres a se conectar melhor com seu corpo e compreender as variações hormonais que ocorrem durante o ciclo. Isso pode proporcionar uma maior consciência corporal e auxiliar na adaptação dos treinos de acordo com as necessidades individuais.

É importante ressaltar que cada mulher é única e que o ciclo menstrual pode variar de pessoa para pessoa. Portanto, é recomendado consultar um profissional de saúde, como um médico ou um especialista em treinamento, para obter orientações personalizadas com base nas suas necessidades e objetivos específicos.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Faça parte da melhor academia em BH!

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS