HomeAconteceuAproveite as suas alterações hormonais e veja como você pode fazer academia...

Aproveite as suas alterações hormonais e veja como você pode fazer academia menstruada

Existem muitos mitos sobre o período menstrual, dentre eles se pode fazer academia menstruada. Contudo, como já foi dito, isso é apenas um mito. De modo geral, a menstruação não é nenhum impedimento para a realização dos treinos.

O que pode ocorrer durante a menstruação é uma indisposição física e emocional diante das atividades rotineiras, causada pelas mudanças hormonais e seus efeitos imediatos no corpo. Fora isso, a verdade é que você não só pode malhar menstruada, como também é possível usar isso em seu favor.

É importante que você conheça bem o seu ciclo menstrual para que possa adaptar cada momento a melhor prática de exercícios que podem te oferecer. Vamos ver quais os benefícios possíveis de persistir no treino, mesmo naqueles dias!

Combate aos efeitos da TPM

Boa parte das mulheres sofrem com a tensão pré-menstrual. Devido às alterações hormonais e outras questões fisiológicas, no período que precede a menstruação e até durante, muitas sofrem com um nível maior de estresse, desânimo, tristeza, instabilidade emocional e por aí vai.

Agora, você já parou para pensar que a prática de exercícios aumenta a produção de endorfinas? Você já deve saber que as endorfinas são um verdadeiro “antídoto” contra a baixa emocional. Então, a conclusão é lógica: se você pratica exercícios durante o período menstrual acaba por amenizar os efeitos da TPM.

Redução de inchaço e mal-estar abdominal

O inchaço comum na época da menstruação ocorre devido à retenção de líquidos. Sabe-se que os exercícios físicos auxiliam na eliminação desses líquidos e na recuperação do equilíbrio fisiológico nesse sentido.

Portanto, a prática de exercícios poderá amenizar os inchaços próprios dessa época. E, surpreendentemente, embora a cólica e outras dores no corpo, típicas do período menstrual, sejam desmotivadoras para os treinos, os exercícios poderão auxiliar em sua redução.

Contudo, mesmo sabendo que você pode malhar menstruada, é interessante escolher o exercício certo, conforme o limiar de desconforto que você geralmente sente durante a menstruação. Exercícios que combinem o treino físico com o treino emocional, que trabalham a respiração e fortalecem a autoestima, tais como o yoga e pilates, poderão ser mais benéficos nessa época.

Melhor aproveitamento no ganho de musculatura

A partir da transição da primeira para a segunda fase do ciclo menstrual, o aumento da produção de estrogênio no corpo favorece o ganho de massa muscular. Portanto, pode-se aproveitar esse momento para focar nos exercícios voltados ao fortalecimento da musculatura.

Intensificação da queima de gordura

Entre o final da segunda fase do ciclo menstrual e a terceira, o corpo feminino aumenta os níveis de progesterona, fazendo com que as mudanças no metabolismo tornem a queima de gordura mais eficaz. Com isso, nessa época, priorize os exercícios cardiorrespiratórios, que beneficiem a queima de gordura.

Pode fazer academia menstruada?

Sim, você pode fazer academia menstruada, como também deve se esforçar em manter os treinos nessa época. Combinando cada fase do seu ciclo menstrual com adaptações ao seu treino, será possível aproveitar melhor o que a prática de exercícios pode oferecer ao seu corpo e ao seu estado de espírito.

Porém, é preciso também ter bom senso: se você sentir muito mal-estar, dores e reações incomuns, não persista nas práticas. Procure auxílio do seu médico de confiança e do profissional responsável pelo seu treino para adaptá-lo melhor nessa fase.

Você costuma malhar menstruada? Tem mais dúvidas sobre o assunto ou experiências para compartilhar? Deixe seu relato nos comentários!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS