Como fazer treino musculação para gestantes?
Você sabe como fazer treino de musculação para gestantes? De acordo com a maioria dos especialistas, levantar pesos é uma ótima maneira de manter-se em forma durante a gravidez.
Contanto que você fique dentro de certos limites e receba o aval de seu médico, o exercício durante a gravidez, incluindo o treinamento com pesos, traz muitos benefícios.
O treinamento de força não só ajuda você a ficar mentalmente forte, mas também pode melhorar a resistência física à medida que seu corpo muda mês a mês. Assim, saiba como fazer exercícios de academia durante a gestação:
Como fazer treino musculação para gestantes sem risco
Algumas pesquisas indicam que as mulheres que se exercitam regularmente são menos propensas a desenvolver diabetes gestacional e, em média, têm menor constipação e menos inchaço nas extremidades.
Além disso, o exercício pré-natal pode ajudar ainda a manter a massa muscular e os níveis gerais de condicionamento físico.
No entanto, todas as mulheres grávidas, independentemente de levantar ou não pesos, correm um risco maior de lesão musculoesquelética.
Isso ocorre porque a placenta produz um hormônio chamado relaxina, que relaxa as articulações do corpo.
Isso é crítico, já que a pélvis precisa se expandir para acomodar o útero e o bebê em crescimento e permitir que ele passe pelo canal durante o parto.
Isso significa que as mulheres grávidas estão simplesmente em maior risco de entorses, tensões e lesões.
Além disso, elevar repetidamente quantidades excessivas de peso desvia o fluxo sanguíneo importante do útero para os músculos esqueléticos ativos, o que pode resultar na privação do bebê de oxigênio e nutrientes.
Então, como fazer treino musculação para gestantes? O levantamento de peso é completamente seguro durante a gravidez, desde que seja feito com moderação e adaptações necessárias.
Posição durante musculação
Se você pretende começar na academia e quer saber como fazer treino musculação para gestantes, saiba que a maioria dos exercícios provavelmente serão adaptados.
Após o primeiro trimestre é recomendado que se evite qualquer posição de decúbito ventral (postura no estômago para baixo).
E ficar deitada de costas durante o segundo e terceiro trimestre é problemático por causa de uma veia importante, chamada de veia cava, que transporta sangue desoxigenado para o coração.
Esse cuidado é importante porque o peso do útero pode pressionar essa veia e interferir no fluxo sanguíneo para o bebê.
Então como fazer treino musculação para gestantes? Basta modificar com posições sentadas, verticais ou inclinadas.
As mudanças no corpo da mulher significam que o centro de gravidade se desloca para a frente e há uma frouxidão ligamentar devido a alterações hormonais.
Portanto, qualquer exercício que tenciona a região lombar deve ser limitado ou modificado.
Finalmente, evitar coisas como saltos em caixa ou que demandem equilíbrio desse tipo para evitar lesões e limitar a compressão ao redor da barriga.
Respeite seus limites
Se você levantar pesos quando estiver grávida, é preciso estar alerta com o exercício em demasia, até o ponto de falta de ar, a fim de garantir que você e o bebê recebam oxigênio suficiente.
Você precisa garantir que você não prenda a respiração. Isso pode aumentar sua pressão arterial e pressão intra-abdominal, potencialmente menor oxigênio para o bebê.
Não tem certeza se você está exagerando? Se você pode manter uma conversa casual sem ficar ofegante, então a intensidade está satisfatória. Se sentir algum desconforto pare, beba alguma água e não insista.
Sempre tenha o acompanhamento e alguém especializado para lhe orientar em como fazer treino musculação para gestantes. Afinal, a sua saúde e segurança devem sempre vir em primeiro lugar.