Os riscos da musculação na adolescência

Você sabia que podem existir vários riscos da musculação na adolescência? Acontece que, nessa época da vida, os jovens sofrem vários tipos de pressão social, dentre eles a pressão estética.
Dessa forma, eles começam a tentar dietas malucas, sofrer com transtornos alimentares, desejar cirurgias plásticas, ou mesmo ingressas na academia. Pode parecer o menor mal de todos, mas a academia nem sempre faz bem para quem ainda não tem o organismo totalmente desenvolvido.
Por isso, é muito importante compreender os riscos da musculação na adolescência para poder procurar formas mais saudáveis de praticar exercícios para jovens. Leia este artigo e entenda todos os detalhes sobre o assunto!

Por que existem riscos da musculação na adolescência?
Os riscos da musculação na adolescência existem por conta de um fator bastante simples: o desenvolvimento do organismo. Essa é a chave de todo o processo pois, quando o corpo ainda não está totalmente formado, ou seja, quando o jovem ainda está em fase de crescimento, ter o corpo modificado dessa forma pode interferir negativamente. Afinal, a musculação, querendo ou não, traz resultados mais rápidos e mais transformadores no corpo do aluno, e, quando se está em fase de crescimento, é difícil controlar essas mudanças. Então, os riscos da musculação na adolescência estão intimamente relacionados com a falta de controle e com a interferência que o treino exagerado pode causar no processo de formação do organismo. Sendo assim, existem vários riscos para quem exagera nos exercícios para jovens, e é justamente esse o foco do próximo item.Quais são os riscos da musculação na adolescência?
Existem diversos riscos da musculação na adolescência, principalmente quando ela é feita de forma exagerada ou descontrolada, sem um plano de treino adequado para alguém que está em fase de crescimento. Veja, a seguir, quais são os principais riscos e porque eles acontecem:- Risco de lesões
- Altura
- Substâncias ilegais

- Obsessão