Tudo Sobre Musculação Na Gravidez Benefícios

A musculação na gravidez benefícios são diversos para as mulheres, a prática regular de alguma atividade física alinhada com uma alimentação saudável pode garantir uma vida equilibrada em um melhor condicionamento físico e mental.
No entanto, para que a musculação na gravidez benefícios seja eficiente é necessário que a mulher realize um acompanhamento de profissionais na área para evitar qualquer tipo de risco.
Portanto, para saber o que a musculação na gravidez benefícios pode trazer para mulher, confira a seguir algumas informações e dicas importantes sobre esse assunto.

Musculação na gravidez benefícios – Quais são?
Os exercícios físicos quando praticados regulamente podem trazer muitos benefícios, inclusive durante a gravidez, no entanto quando feito de forma segura e correta pode ser altamente benéfica para mãe e o bebê. De forma geral, a musculação na gravidez benefícios são:- Maior resistência muscular;
- Maior flexibilidade;
- Diminuição do estresse gerado no período de gestação;
- Maior controle da gordura corporal e do excesso de peso;
- Menor índice de câimbras nas pernas;
- Aumento do equilíbrio muscular, e maior prevenção de quedas;
- Redução de dores corporais;
- Maior controle da glicose no sangue e aumento da sensibilidade a insulina;
- Prevenção da contingência urinária e da lombalgia;
- Ajuda a mulher para o trabalho de parto;
- Atua contra a depressão puerperal;
- Ajuda na recuperação pós-parto;
- Fortalecimento da musculatura abdominal;
- Alívio de desconfortos intestinais;
- Melhora a circulação sanguínea.
Musculação na gravidez benefícios – Por que fazer?
Como vimos a musculação na gravidez pode trazer diversos benefícios para a mulher e consequentemente para o bebê. Além disso, o período de gestação traz muitas mudanças no corpo e saúde, por isso é importante se cuidar. Outro fator importante, é a prevenção de dores durante a gravidez, afinal estudos relataram que um maior índice de dores na lombar em mulheres grávidas, e isso pode trazer certas limitações. Durante a gravidez, muitas mulheres tendem a ficar sedentárias e comerem desregulamente, isso pode ocasionar numa perda significativa de massa muscular e aumento de peso. Portanto, esses são os principais motivos que devem levar uma gestante a praticar algum exercício físico, pois além de trazer benefícios para sua saúde física e mental da mulher, auxilia no desenvolvimento de um bebe saudável.
Contraindicações para prática de musculação na gravidez
Praticar musculação na gravidez, apesar de ser altamente benéfico, como vimos acima, é preciso ter muito cuidado, afinal você está grávida e as condições não são as mesmas. Por isso é altamente recomendado um auxílio de um profissional, e conversar com o seu médico sobre quais as orientações que é preciso ter. Além disso, é necessário alinhar a musculação com períodos de descanso. Dessa forma, a prática regular de exercícios físicos para gestantes, são em casos de:- Doença cardíaca;
- Risco de trombose;
- Risco de parto prematuro;
- Caso de embolia pulmonar recente;
- Casos de anemia, diabetes hipertensão;
- Doença infecciosa;
- Sangramento interino;
- Obesidade mórbida;
- Suspeita de estresse fetal;
- Quando não se tem o acompanhamento pré-natal.