Danças Na Academia – Qual Escolher?
As academias estão buscando cada vez mais diversificar os serviços oferecidos e, por isso, as danças na academia se tornaram uma atividade presente em quase todas as unidades.
O objetivo é abrir o leque de opções para atrair clientes de todos os tipos, visto que muitos procuram alguma atividade física para trabalhar a saúde, mas nem todos gostam de musculação propriamente dita.
Atendendo os pedidos do público-alvo, as academias começaram a oferecer diversas modalidades de dança. A atividade traz diversos benefícios e, além disso, é extremamente divertida. Mas, dentre tantas modalidades, qual delas escolher?
Danças na academia: qual delas escolher?
As danças na academia podem ser oferecidas em diferentes ritmos. Normalmente, as unidades costumam variar para que seja possível atender todos os públicos. De modo geral, os principais ritmos são:
- Axé
- Zumba
- Funk
- Samba
- Dança de salão
- Hip Hop
É possível encontrar até mesmo modalidades mais específicas, como Tango! O ideal é perguntar, antes de qualquer coisa, quais são as modalidades oferecidas pela academia.
Um ponto interessante é que a maioria das unidades trabalha de acordo com a procura. Ou seja, se unir um grupo de pessoas que deseja a modalidade X de dança, muito provavelmente que a academia irá procurar um professor.
Mas, sobre a pergunta inicial, qual das danças na academia escolher? Somente o próprio aluno pode responder essa questão.
Além de levar em conta o gosto pessoal pelo ritmo, também é importante ponderar o objetivo. Por exemplo, se o aluno tem por principal meta emagrecer, então os ritmos mais agitados – como Axé, Hip Hop, Zumba e Funk – são mais recomendados.
Se o objetivo é puramente se divertir, fazer novas amizades e aprender um ritmo novo, então dança de salão e samba podem ser uma opção. É claro que há gasto energético nessas atividades, mas é menor.
Quais os benefícios de danças na academia
As danças na academia trazem infinitos benefícios à saúde física e mental daqueles que as praticam com frequência. Dentre as principais vantagens, temos:
- Perda de peso
- Definição muscular
- Ganho de massa magra
- Equilíbrio
- Flexibilidade
- Trabalha a coordenação motora
- Influência positivamente na saúde dos sistemas respiratório, cardiovascular e imunológico
- Combate diabetes, pressão alta e problemas com colesterol
- Diminui celulite
- Ameniza sintomas de depressão, ansiedade e estresse
- Proporciona mais disposição para enfrentar as atividades do dia a dia
- Melhora a autoestima
- Aumenta o ciclo social
- Proporciona melhores noites de sono
- Aumenta, de maneira geral, a qualidade de vida
E, claro, além de tudo isso, as danças na academia são uma atividade extremamente divertida e nem parece que o aluno está fazendo um exercício físico. É uma ótima opção para quem não gosta de monotonia.
Sempre exija um bom profissional!
A dança pode parecer uma atividade inofensiva e, de fato, não há mais riscos atrelados a ela. Entretanto, isso não quer dizer que o acompanhamento de um profissional seja dispensado.
É de suma importância que um profissional qualificado e habilitado acompanhe e instrua as aulas. Movimentos realizados de forma errado podem causar sérios problemas, principalmente nas articulações.
Quando o aluno é alguém mais velho, podendo até mesmo ser um idoso, o cuidado deve ser ainda redobrado. Por isso, sempre exija da academia alguém que tenha experiência no assunto.
Resumindo, as danças na academia são uma ótima atividade e trazem benefícios inestimáveis à saúde física ou mental do aluno. Sobre qual delas é melhor, o ideal é ponderar sobre os gostos pessoais e objetivos pretendidos.