Cuidados na musculação para gestantes
Mesmo em 2019, muitos ainda agem como se a gravidez fosse praticamente impossível de ser conciliada com a academia e exercícios físicos. Entretanto, com os cuidados na musculação para gestantes, não há o que temer.
Sabe-se que a pratica de atividade física faz bem, pode ajudar na hora do parto e trazer maior qualidade de vida durante a gestação.
De fato, muitas mamães querem fazer exercícios de academia o máximo possível quando estão grávidas e querem fazê-lo com segurança. Por isso, veja algumas dicas de cuidados na musculação para gestantes:
Cuidados na musculação para gestantes – como fazer exercícios seguros
Mesmo que as pessoas grávidas não sejam tão frágeis, elas estão passando por uma fase vulnerável.
E, embora o nascimento prematuro e similares não pareçam vinculados ao levantamento de peso, há alguns problemas importantes com os quais tanto obstetras quanto treinadores se preocupam:
-
Aumento risco acidentes
Qualquer atividade em que você possa cair ou um peso possa atingir sua barriga é desaconselhável.
Você também deve tomar cuidado para não forçar o corpo de maneiras que antes não eram um problema.
Se um atleta está fazendo exercícios, pode estar acostumado a prender a respiração em determinados momentos, por exemplo.
Mas quando você está grávida, isso aumenta a pressão intra-abdominal, não apenas na linha média, mas também no assoalho pélvico.
Essa pressão extra pode levar a um prolapso de órgão pélvico ou diástase reti (onde os músculos abdominais esquerdo e direito se separam).
Por isso, os cuidados na musculação para gestantes são necessários para minimizar esse risco.
-
Intensidade
Treinar em um nível muito alto também pode interferir no suprimento de oxigênio fetal à medida que o sangue é desviado para os músculos ativos.
A maioria dos atletas amadores não é capaz de monitorar seus níveis de oxigênio no sangue durante o exercício.
Portanto, a regra geral é que você ainda deve ser capaz de falar – talvez não com facilidade, mas dizer frases completas – enquanto treina.
Há também uma certa preocupação com o hormônio relaxina, que relaxa as articulações para ajudar no processo de parto.
Historicamente, é considerado um motivo para as pessoas grávidas terem cuidado para não sobrecarregar suas articulações, pois elas estarão mais flexíveis do que o normal.
Benefícios da musculação na gravidez e Cuidados na musculação para gestantes
Você pode certamente começar a se exercitar e levantar pesos leves, mas você não deve, de repente, começar a pegar cargas elevadas.
Mas vamos supor que você é uma pessoa que sempre foi ativa e quer continuar. Há maneiras de prosseguir em segurança e, mais importante, há boas razões para isso.
Vários artigos de revisão sobre o tema apontam que um benefício do exercício durante a gravidez, muitas vezes negligenciado é a melhora da saúde mental. O exercício libera substâncias que ajudam a relaxar e promovem o bem-estar.
Além disso, a atividade física ajuda a manter o peso sob controle. A obesidade materna tem aumentado nas últimas décadas.
Isso pode estar impulsionando o aumento de complicações como pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional e diabetes mellitus gestacional.
A atividade física durante a gravidez reduz todas as chances de todas essas condições
De fato, estudos sugerem que fortalecer músculos, especialmente nas costas, poderia ajudar a reduzir a dor à medida que sua barriga cresce.
Não estamos falando apenas de uma gravidez saudável, estamos falando de exercícios físicos e funcionais a longo prazo, desde que observado os cuidados na musculação para gestantes.
Ter alguém com experiência ou idealmente certificado em treinar atletas grávidas pode ajudar você a determinar o que é seguro e saudável para você.
Se doer, pare a atividade e não continue, especialmente se estiver treinando com pesos. Com estes cuidados na musculação para gestantes você pode colher os benefícios da prática e minimizar os riscos!