Vegetariano: Conheça os benefícios de fazer academia

0
833

Vegetarianos, veganos e outras pessoas que optam por uma dieta que restringe ou elimina o consumo de alimentos de origem animal são, geralmente, automaticamente consideradas pessoas saudáveis. Embora essas dietas, por reduzirem muito a quantidade de gordura ingerida, realmente possam ser mais saudáveis nesse sentido, também é importante maior atenção para o consumo apropriado dos nutrientes necessários ao organismo.

Além disso, o simples fato de ser vegetariano ou seguir uma dieta sem consumo de origem animal não isenta a pessoa de praticar exercícios físicos para serem de fato saudáveis, afinal, a prática de atividades físicas oferece benefícios à saúde que nenhuma dieta, exclusivamente, poderá oferecer. No entanto, as atividades físicas, particularmente para quem deseja ganhar músculos, exige uma nutrição adequada.

É preciso considerar que isso não é um impasse! É perfeitamente possível que uma pessoa que não consome alimentos de origem animal se beneficie dos exercícios físicos, possa frequentar uma academia e praticar esportes normalmente. Basta que fique atenta aos nutrientes necessários à sua alimentação. Vamos falar de alguns desses nutrientes e em quais alimentos são encontrados:

Proteínas e o vegetariano

A proteína é um nutriente especialmente importante para quem pratica exercícios, pois ela atua na construção e recuperação dos tecidos e dos músculos. Ela é um problema menor para vegetarianos que consomem alguns alimentos de origem animal como o ovo, leite e derivados do leite.

Contudo, para os veganos, que não consomem nada de origem animal, pode ser um pouco mais complicado. Uma das principais saídas, nesse caso, é o consumo da tradicional combinação: arroz e feijão, pois juntos eles produzem uma boa proteína.

Grãos e leguminosas devem sempre ser combinados para produção de proteína. Nesse sentido, podem ser alternativas ao arroz e feijão: soja (com moderação), milho, ervilha, lentilha, grão de bico e quinua. Além disso, oleaginosas, grãos e sementes podem compor o cardápio como lanches (castanha, nozes, amêndoa, etc).

Cálcio

Particularmente importante para a saúde dos ossos, o cálcio pode ser encontrado em vegetais escuros como couve, agrião, brócolis, quiabo e outros.

Ferro e Vitamina C

Como o ferro de origem vegetal não é facilmente absorvido pelo corpo, é importante combinar o seu consumo com Vitamina C, pois ela facilita essa absorção. A deficiência de ferro poderá prejudicar o metabolismo, a oxigenação das células e causar anemia, debilitando, assim, a prática de atividades físicas, dentre outros problemas.

Para evitar isso, deve-se consumir alimentos como: feijão, grãos integrais, aveia, vegetais verde-escuros e lentilha para consumir ferro, e encontra a vitamina C em frutas cítricas, pimentão, morango, dentre outros.

Vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 poderá causar perda de apetite, cansaço, fadiga, problemas neurológicos e fisiológicos. Infelizmente, essa vitamina só é encontrada de forma ativa em carnes e derivados animais. Os vegetarianos poderão consumi-la a partir de ovos, queijos e leite. Já os veganos deverão procurar alimentos enriquecidos com essa vitamina ou utilizar suplementos a partir de orientação médica.

É claro que o consumo desses e outros nutrientes é importante em qualquer situação, mesmo para quem não malha. Então, não vale dar desculpa de não malhar para não ter que consumi-los. Praticar exercícios apenas tornará a dieta ainda mais proveitosa, pois outros benefícios como o fortalecimento das células, absorção de diversos nutrientes e a ativação do funcionamento do organismo de uma forma mais dinâmica; a produção de endorfinas, que beneficiam aspectos emocionais, dentre outros, não serão alcançados apenas a partir da alimentação.

Portanto, se você é vegetariano, vegano, ou seja qual for a sua dieta, não deixe de provar os benefícios que fazer academia pode trazer para você! Gostou desse artigo? Então, deixe um comentário, compartilhe sua experiência e suas dúvidas conosco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here