A natação, além de ser um dos esportes mais antigos o mundo, é uma atividade fascinante que desperta interesse em muitas pessoas, principalmente entre os jovens. Quer descobrir tudo sobre os fundamentos da natação?
Não há esportes sem regras. As regras têm o objetivo de padronizar os jogos de maneira que todas as competições sejam justas para todas as equipes, entre todos os jogadores.
A natação não é um esporte muito complexo, mas mesmo assim possui as suas regras e elas devem ser respeitadas. Aqui você irá aprender um pouquinho mais sobre essa grande modalidade.
Tudo sobre natação: fundamentos
Os fundamentos da natação são básicos. Normalmente é um esporte praticado individualmente e depende do desempenho de um único atleta (exceto em competições de revezamento entre nadadores).
O objetivo desse esporte é nadar uma determinada distância no menor período de tempo. Nomes como Michael Phelps e César Cielo já ganharam muitas medalhas por conta de tempos incríveis nas competições.
Um dos fundamentos da natação que poucas pessoas sabem é que não é permitido não encostar qualquer parte do corpo na borda da piscina durante a virada.
Outra questão importante é sobre as provas de revezamento. É infração gravíssima quando o atleta que está fora da piscina começa o nado sem que o outro não tenha terminado o seu trajeto.
Queimar a saída duas vezes também não é permitido, os atletas sempre devem estar bem treinados quanto a isso. Outra regra importante é que ambas as mãos devem encostar-se à borda da piscina no nado borboleta ou peito.
Natação é um esporte que exige dedicação dos alunos, apenas com muito treino será possível realizar os nados da maneira correta. Sobre isso, confira quais são as modalidades.
Tipos de nados na natação
- Nado Livre
O nado Livre, também denominado Crawl, é o estilo mais rápido da natação. Aqui o nadador fica de barriga para baixo e o movimento de nado consiste nas alterações de pernas e braços. É o tipo de nado mais comum.
- Nado de costas
Como o próprio nome sugere, o nadador fica com as costas viradas para a piscina. Ou seja, é ao contrário do nado livre. Aqui, o fundamento da natação é semelhante o Crawl, muda-se apenas que o nado é de costas.
- Nado peito
Esse estilo de nado é mais lento que os anteriores. O nadador deve ficar com os braços estendidos, o rosto deve ficar fora da piscina e as palmas mão voltadas para fora da água.
- Nado borboleta
O nado borboleta é o mais difícil, pois o nadador deve fazer mais força para nadar. O nadador fica de barriga virada para a piscina, os braços fazem um movimento circular e as pernas ficam juntas e alongadas.
- Nado Medley
Típico nado em competições, o nado Medley nada mais é do que os quatro tipos de nado realizados pelo nadador.
Natação: para todas as idades
Um dos maiores benefícios da natação é que esse esporte pode ser realizado por todas as idades. Crianças, adultos ou idosos podem começar a praticar aulas dentro da piscina.
Claro que para cada público as aulas e exercícios serão diferentes. As técnicas irão se desenvolver aos poucos e em alguns meses já será possível realizar bons nados.
Além disso, a natação é um exercício físico e, consequentemente, também proporciona todos os benefícios à saúde física e mental que as outras atividades.
Caso você ainda tenha dúvidas e queira saber mais sobre os fundamentos da natação, procure uma academia especializada e converse com o professor. Ele saberá responder todas as suas dúvidas pontualmente.