Sabemos que praticar esportes na gestação, pode trazer muitos benefícios tanto para a gestante, como também para o bebe. Mas, para que os riscos fiquem de fora, é importante conhecer tudo sobre musculação para gestantes primeiro trimestre.
O primeiro trimestre da gestação, é o mais delicado, e que exige mais cuidados. Por isso, não é qualquer tudo de exercício que pode ser praticado, e nem a intensidade dos exercícios pode ser muito alta.
Pensando nisso, a musculação para gestantes no primeiro trimestre, pode ser uma ótima opção, desde que seja acompanhada por bons profissionais, e também tenha a indicação do seu médico responsável pelo seu pré-natal.
Por que saber tudo sobre musculação para gestantes primeiro trimestre?
É importante saber tudo sobre musculação para gestantes primeiro trimestre, para que você possa estar ciente de todos os benefícios que poderá ter, e também de dos riscos que pode correr caso, não faça a pratica da musculação de forma adequada.
Além disso, conhecer bem o exercício que você quer praticar durante a gestação, te traz mais segurança para realizar cada movimento, e te ajuda a encontrar bons profissionais e uma boa academia para te atender.
A musculação pode ser feita no primeiro trimestre da gestação?
Como já mencionamos aqui, os primeiros três meses da gestação, são sem dúvidas os que requerem mais cuidados. A musculação nesta fase início, pode sim der feita, desde que o seu médico libere, e que você esteja sempre acompanhada de profissionais especializados.
Fazer a musculação de maneira correta no primeiro trimestre, ajuda a gestante a manter a boa forma, o que contribui para que ela tenha um bom condicionamento físico nos meses seguintes.
Além disso, a musculação também ajuda a reduzir os riscos de diabetes, e hipertensão, ajudando também a controlar o peso, evitando assim a obesidade gestacional, que pode trazer complicações para a saúde da mulher, e para o momento do parto.
Ao praticar esportes na gestação, alguns sintomas podem ser minimizados, como os enjoos, o cansaço, e o sono excessivo, que são comuns no início da gestação.
Veja quais são as mudanças necessárias na sua rotina de exercícios no primeiro trimestre da gestação
Após descobrir a sua gravidez, passar pelo médico, e obter a autorização para fazer a musculação na gestação, algumas mudanças devem acontecer. São elas:
- Diminuir a intensidade de treino, tanto a sua duração, como também a carga de peso para os exercícios;
- Adaptar os exercícios de musculação, para que a postura e as articulações possam ser preservadas;
- Fazer exercícios posturais, que visem fortalecer o seu períneo;
- Trabalhar alguns músculos especiais, para preparar o seu corpo para receber as mudanças causadas pela gestação;
- Ter uma rotina mais saudável, incluindo a sua alimentação;
Conheça os benefícios da musculação para gestantes no primeiro trimestre
Sabendo tudo sobre a musculação para gestantes primeiro trimestre, é a hora de conhecer os benefícios que esta pratica pode trazer para a gestante e para o bebê.
- Ajuda a controlar o peso;
- Melhora o funcionamento do coração da gestante e do bebe;
- Melhora o humor, que pode oscilar muito nesta fase gestacional;
- Aumenta a disposição para as atividades do dia a dia;
- Ajuda a manter o seu condicionamento físico e também a sua força muscular;
- Ajuda a ter uma recuperação pós-parto melhor e mais rápida;
Estes, são os principais benefícios que a gestante poderá obter ao praticar a musculação para gestantes no primeiro trimestre de gravidez.
Sendo assim, agora você já sabe tudo sobre a musculação para gestante primeiro trimestres, podendo então, escolher bons profissionais para te acompanhar durante esta fase tão importante da sua gravidez.