Tudo Sobre A Hidroginástica Na Terceira Idade 

A hidroginástica na terceira idade é uma das atividades mais indicadas por médicos e especialistas. Os motivos são diversos, a começar pelo fato de que se trata de uma atividade que mantém as articulações seguras.

Conforme o corpo envelhece é normal que surjam algumas limitações e problemas variados. Mas, nem de longe isso significa que um idoso não pode ter uma vida plena e saudável.

Na verdade, tudo depende do modo de vida e das escolhas que se faz. E a hidroginástica na terceira idade pode ser a chave para uma vida madura plena, feliz e ativa.

Tudo Sobre A Hidroginástica Na Terceira Idade 

Quais São Os Benefícios Da Hidroginástica Na Terceira Idade?

A terceira idade é compreendida a partir dos 60 anos, quando o corpo começa a sentir mais intensamente os sinais do envelhecimento. Nesse momento é muito importante encontrar alternativas para manter a saúde física e mental.

A hidroginástica na terceira idade tem sido apontada como uma das opções mais seguras e mais eficientes para o bem-estar. Afinal de contas, é uma atividade segura, divertida e de baixo impacto.

  • Controle do peso e emagrecimento:

Com a diminuição das atividades físicas é normal que alguns idosos percebam um aumento de peso. Mas isso deve ser veementemente combatido, pois engordar, em especial nessa idade, é um risco para a saúde.

A hidroginástica permite que se tenha um controle do peso ou até mesmo um emagrecimento para quem precisa eliminar alguns quilos. Embora não seja uma atividade intensa, ela impede que o idoso se mantenha sedentário.

  • Equilíbrio e coordenação motora:

Outro problema frequentemente enfrentado por idosos é a falta de equilíbrio que acaba levando a quedas e lesões. Novamente podemos apontar a hidroginástica na terceira idade como uma forma de diminuir isso.

Os exercícios na água ajudam o idoso a ter mais equilíbrio e desenvolver uma noção corporal que lhe trará mais segurança e confiança no caminhar.

Alguns movimentos feitos com boias e brinquedos também auxiliam na coordenação motora, mantendo esse fator sempre saudável.

Benefícios Psicológicos Que A Hidroginástica Traz

Também podemos citar que a hidroginástica na terceira idade traz uma série de benefícios de cunho psicológico. São efeitos que ajudam a pessoa mais velha a ter mais saúde mental.

  • Interação social:

A principal é a interação social. A terceira idade costuma ser um período solitário da vida humana. Nessa fase muitas pessoas já não têm mais seus companheiros e também não possuem muitos amigos.

A hidroginástica é uma aula que faz com que as pessoas interajam, e o idoso encontrará outras pessoas de sua faixa etária, desenvolvendo laços de amizade que são fundamentais para o bem-estar.

Também ajuda a diminuir as chances da depressão, que é uma doença que pode acometer essas pessoas de maneira silenciosa e muitas vezes imperceptível.

Diminui As Chances De Doenças Ósseas

Os ossos podem ser os grandes afetados pelo fator “tempo”. Eles acabam enfraquecendo e ficam mais frágeis com o passar dos anos, tornando-se alvos fáceis de diversas doenças.

A prática de atividades físicas – sobretudo a hidroginástica na terceira idade – ajuda a prevenir contra quadros como a osteoporose, que afeta os ossos e pode levar a fraturas e lesões graves.

Os exercícios na água contribuem para manter os ossos fortes e saudáveis afastando essa e outras doenças diversas.

Cuidados Essenciais Na Hora E Praticar Atividades Físicas

A hidroginástica na terceira idade deve ser praticada com segurança, em uma academia que disponha de toda a estrutura para garantir o bem-estar dos idosos.

A Pratique Fitness é uma academia que se tornou referência em aulas para pessoas de idade mais avançada. Procure informações obre a hidroginástica na terceira idade e matricule-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here