Taekwondo – Quais são os acessórios?

0
1013

Se você deseja praticar taekwondo, é importante conhecer os acessórios que são exigidos para a sua proteção durante os treinos. Essa é uma arte marcial que possui diferentes equipamentos.

Essa é uma arte marcial de origem coreana, e que ganhou notoriedade em todo o mundo por conta de seu dinamismo, versatilidade e resultados físicos.

Mas para que seja praticado com maestria, é necessário, além de muito treino e dedicação, que você utilize todos os equipamentos e acessórios que são indicados. Eles garantem a sua proteção, e fazem com que você tenha um melhor desempenho.

Então, descubra quais são os acessórios exigidos para a prática de taekwondo, e qual é a utilidade de cada um deles durante os treinos.

Acessórios do Taekwondo: para que serve cada um?

Se você já assistiu a uma competição de taekwondo, ou mesmo já reparou em alguns filmes, os lutadores utilizam uma série de acessórios durante os torneios e treinos.

De modo geral, são peças que garantem a segurança do atleta, e asseguram que ninguém sofrerá um ferimento grave durante a prática dessa luta. Sendo assim, os acessórios de taekwondo são essenciais!

  • Capacete:

O capacete de taekwondo tem a mesma finalidade dos demais capacetes: proteger a região craniana, evitando ferimentos, fraturas e contusões. No caso do taekwondo, o que muda é o formato.

Como ele deve proteger o atleta durante a luta, ele envolve toda a cabeça, até a região da nuca, deixando exposta apenas a parte frontal, ou seja, o rosto.

  • Dobok:

O Dobok é o “kimono” do taekwondo, mas possui as particularidades. Ele é feito a partir de um tecido bem leve, que permite a movimentação livre do atleta tanto nas pernas quando nos braços.

A sua abertura é na lateral, diferente do kimono que possui abertura frontal. Essa abertura tem a intenção de facilitar movimentos como o chute, que é muito comum nessa arte marcial.

Protetores especiais – conheça as demais peças de proteção do taekwondo

Apesar de o Dobok e o capacete serem considerados as peças mais importantes para que pratica taekwondo, é importante que você conheça os demais acessórios de proteção.

  • Protetor de boca:

O protetor bucal é exigido principalmente em campeonatos, e tem a intenção de minimizar ou excluir os danos causados pelos golpes desferidos em regiões como dentes e maxilar.

  • Protetor de tórax:

Outro acessório essencial de taekwondo é o protetor de tórax. Ele é um colete grosso e resistente, que tem a intenção de diminuir os impactos no tórax e na costela, além de proteger estômago, clavícula e ventre.

  • Protetor genital:

Uma das regras mais importantes do taekwondo é que não é permitido desferir golpes intencionais na região genital. No entanto, isso pode acontecer acidentalmente, e por isso existe o protetor genital.

  • Sapatilha:

Para lutas em campeonato, os atletas também utilizam uma sapatilha especial que é muito leve e confortável, e possui grande fator antiderrapante, dando mais segurança e equilíbrio.

Acessórios para treinos também são comuns nos taekwondo!

Além de todos esses acessórios de proteção, em uma aula de taekwondo também poderá se deparar com uma série de acessórios para o treino, propriamente dito. Alguns deles são:

  • Saco de areia/ saco de pancadas: para treino de socos e chutes;
  • Raquetes: para treino de assimilação, agilidade e chutes em sequência;
  • Aparador de chutes: funciona como um saco de pancadas, no entanto, é mais versátil e permite maior movimentação.

Esses são os principais acessórios do taekwondo. É importante se proteger durante os treinos, e conhecer a utilidade das peças, encontrando aquelas que são essenciais para o seu desenvolvimento e crescimento enquanto atleta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here