Taekwondo é de qual país?

0
49

O taekwondo é de qual país? Como ocorreram suas mudanças? O que é o taekwondo nos dias de hoje? Se você chegou até aqui, provavelmente tem esses questionamentos. É muito interessante e importante entender as lutas marciais e suas origens.

O passado revela grandes histórias e fundamentos que já não são muito lembrados nos dias de hoje. O taekwondo existe a pelo menos 2000 anos, e passou por transições até chegar nos dias de hoje.

Então, se você quer saber mais sobre a origem desta arte marcial fascinante, continue a ler este artigo.

O taekwondo é de qual país?

A origem deste esporte milenar está ligada com a história da Coreia. Bora saber de vez e não ter mais a dúvida “taekwondo é de qual país”. No século 1 a.C., a península coreana era ocupada por três reinos rivais, Goguryeo, ao norte, Silla, no Sudeste e Baekje, a oeste.

  • Para ensinar os jovens de Gogurye a lutar sem armas, foram criadas técnicas como o taekkyeon. Além de usar os pés com rapidez e precisão, os alunos aprendiam história, filosofia e esportes a cavalo.

  • Ao longo do processo de junção dos três países, terminando no século 7, os habitantes de Silla acrescentaram à arte marcial o uso das mãos como defesa. Surgiu então o tae kwon do, que quer dizer “caminho dos pés e das mãos”

  • Com o início da guerra da Coreia, na década de 50, o governo do Sul, modificou a luta tornando-a mais moderna, que mais tarde, seria transformada em esporte olímpico nos jogos de Sydney, em 2000.

Então, o taekwondo é de qual país? Coreia do Sul!

A história do taekwondo no Brasil

O taekwondo é de qual país? Coreia do Sul, certo? Mas, e no Brasil? Por aqui, essa modalidade é bem popular. Para facilitar o entendimento, listamos em pontos, confira:

  • Em julho de 1970, chega no Brasil o Grão Mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pelo presidente da ITF, com o objetivo de implantar e difundir o taekwondo;

  • Ao cumprir essa missão, foi fundada a primeira academia de taekwondo no país, em 08 de agosto de 1970, hoje chamada de Academia Liberdade, no famoso bairro da liberdade em são Paulo.

  • A sua fundação foi feita com muitas dificuldades, uma delas era o idioma e os hábitos e costumes do povo brasileiro;

  • Porém, as dificuldades foram sendo superadas, muito mais rápido que o previsto inicialmente, talvez por ter sido um esporte muito bem aceito pelo brasileiro;

  • Após a chegada do primeiro Grão Mestre, outros mestres das elites coreanas vieram para difundir e ensinar o taekwondo no país;

  • Alguns dos mestres são, Woo Jae Lee para o Rio de Janeiro, Chang Seun Lim para Minas Gerias, Jung Do Lim para a Bahia, Soon Myong Choi para o Distrito Federal, Ju Yol para Pernanbuco, Te Bo Lee para o Rio Grande do Sul, Hong Soon Kang para o Paraná, entre outro;

Devido ao sucesso no Brasil, foi criado um departamento de taekwondo na Confederação Brasileira de Pugilismo em 1974, reconhecendo o esporte como brasileiro pelo Conselho Nacional de Desportos. No dia 21 de fevereiro de 1987, o taekwondo obteve aprovação.

No dia 6 de dezembro de 1990 com a reforma estatuária da ABT, transforma-se na Confederação Brasileira de taekwondo (CBTKD), presidida pelo Grão Mestre Yong Min Kim.

O taekwondo é de qual país? Agora você já sabe! Comente o que achou e compartilhe para que mais pessoas saibam dessa história fascinante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here