HomeAcademiaTAEKWONDO – CONHEÇA AS REGRAS

TAEKWONDO – CONHEÇA AS REGRAS

Conhecer as regras do Taekwondo é um passo necessário para aqueles que tem interesse em praticar essa atividade, não há como negar! A questão é que a maior parte das pessoas que estão cativadas por essa arte marcial não tem noção de como ela funciona, e desconhece completamente os seus principais preceitos!

Nós não queremos que você inicie nessa prática sem conhecer a fundo os seus mandamentos básicos, porque obviamente isso pode acabar te causando algum tipo de problema.

Sendo assim, a seguir nós vamos te apresentar as regras do Taekwondo, para que você possa se jogar nessa arte marcial e aproveitar tudo de melhor que ela vai oferecer. Vem conferir e aprender cada vez mais!

Conheça as fundamentais regras do Taekwondo

Como nós comentamos previamente é muito necessário conhecer as regras do Taekwondo para aproveitar tudo de melhor que essa prática tem a oferecer, entendendo bem os seus princípios e os seus preceitos, compreendendo a fundo os seus mandamentos e os seus pontos mais básicos.

Para te ajudar nós elencamos os ordenamentos mais destacados, para que você os tenha sempre em mente e nunca se permite esquecer. Não deixe de dar uma boa olhada na lista a seguir:

  • Dentro das competições cabe ao lutador golpear o seu adversário usando as mãos e também os pés. É assim que ele pode marcar pontos, e é dessa forma que ele pode nocautear o seu oponente;
  • Os chutes podem atingir todas as partes do corpo que estejam acima da linha da cintura do oponente. É importente que este esteja usando protetores;
  • Os socos, por sua vez, não podem atingir outro local que não seja o peito do adversário;
  • Os combates são divididos por três assaltos;
  • Cada assalto deve durar dois minutos;
  • Deve haver o intervalo de um minuto entre cada um dos assaltos;
  • Os competidores são divididos em categorias, e as categorias são determinadas pelo peso dos participantes;

Saiba quais são as principais formas de vencer uma luta

Agora você já conhece algumas das principais regras do Taekwondo, mas é preciso também conhecer a seguinte informação: como uma luta pode ser de fato vencida! Se você não tem noção de como isso ocorre é chegada a hora de aprender!

Nós apontamos as 3 maneiras possíveis de você conseguir ganhar um combate abaixo, para que você esteja ciente de como funciona esse processo e possa tomar as medidas necessárias. Dê uma conferida:

  • Pelo nocaute – É possível ganhar um combate no Taekwondo pelo nocaute, e nesse sentido essa arte marcial se assemelha ao boxe. No caso do seu oponente cair e ir ao chão se inicia uma contagem de 10 segundos. Se ele conseguir se levantar e lutar o assalto continua, mas se não a vitória é dada ao adversário;
  • Pelo número de pontos – A pontuação no Taekwondo não é difícil de ser entendida. É 1 ponto para socos e chutes na região do tórax, são 2 pontos com chute na cabeça e 3 pontos com chute na cabeça, se esse for dado em meio a um salto. Ganha quem tem um número maior de pontos, claro, e quando um adversário chega aos 12 o combate se termina;
  • O lutador não pode empurrar, segurar, dar socos na cara ou bater no oponente na linha abaixo da cintura. Ele também não pode ser indisciplinado, e dependendo da gravidade da situação não apenas perde a luta, mas pode ser banido do esporte;

Como você pode ver as regras do Taekwondo são bastante claras e específicas. É bem fácil entendê-las e segui-las, e se você quer praticar essa luta não deixe de clicar já aqui!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS