Conhecer a origem do Taekwondo é um desejo de muitas pessoas, que se interessam pela prática, mas não tem muita noção de como ela surgiu e de quais são os seus principais preceitos.

Se você se encaixa nesse grupo saiba que é natural não querer se engajar em uma atividade sem saber mais a respeito, e isso não é apenas normal, mas também muito sensato da sua parte, inegavelmente.

Assim sendo, a seguir nós vamos falar um pouco mais sobre a origem do Taekwondo, seus ideais e seu funcionamento, para que você se aproxime mais dessa prática e possa entende-la melhor, antes de se engajar de fato nela! Vem conferir e se surpreender!

Conheça a origem do Taekwondo

Talvez você pense que a origem do Taekwondo se concentra no Japão, mas isso não é verdade. Aí vai a primeira surpresa desse texto: essa arte marcial foi desenvolvida na Coréia, há muitos e muitos séculos!

Em português a pronúncia correta seria “tê-com-dô”. O significado da expressão? Simples: “A arte de usar os pés e as mãos”, algo que caracteriza demais essa prática, não é mesmo?

A sua história se conecta de forma muito profunda e forte com a da própria Coréia enquanto uma nação. Sabe-se hoje que a origem do Taekwondo começa a partir do estudo de uma outra arte marcial, voltada para a defesa pessoal, mais conhecida como “Subak” ou como “Taekkyon”.

A princípio o Taekwondo foi criado com o fim de treinar de maneira mais aprimorada a mente e o corpo dos guerreiros, e o nome utilizado para designar a atividade era “Sonbae”. Nesse momento específico a Coréia não era o que é hoje, e o território coreano não se dividia em dois países, Coréia do Norte e do Sul, mas sim em três diferentes reinos.

Os três reinos

Talvez você ainda não soubesse disso, mas o território coreano não era dividido por dois países distintos, mas foi compartilhado por três reinos diferentes ao longo de vários séculos. Esses reinos eram conhecidos como…

  • Koguryo;
  • Baek Je;
  • Silla;

Entre esses três reinos o menor de todos era o Silla, que devido ao seu tamanho e a sua pouca representatividade acabava sendo invadido com uma certa constância.

Para resolver esse problema o seu rei decidiu criar uma elite de guerreiros, que viria a ser composta por jovens de origem aristocrática e por jovens que atuavam militarmente.

Esse grupo passou a ser chamado de “Hwa Rang”, e a honra, o respeito e a lealdade aos seus companheiros eram seus principais fundamentos. Seu treinamento não se baseava apenas no uso de armas da época, mas também na luta corpo a corpo, e no desenvolvimento do físico e da mente como verdadeiras prioridades para a formação de um guerreiro!

“Mas afinal, o reino de Silla parou de ser invadido?”

Se é isso que você está se perguntando a nossa resposta é “sim”! O grupo de guerreiros criado pelo rei de Silla e o treinamento que eles desenvolveram foi bastante exitoso, não apenas para evitar as invasões, mas também para unificar os três reinos e transformá-los em um só, que se manteve unido até meados do século XX, quando a Coreia é dividida por forças externas!

Após a invasão japonesa em 1910 a Coreia foi forçada a esconder os seus símbolos e tradições, e isso não serviu apenas para seus trajes e idiomas, mas também para suas artes marciais!

Foi em 1955 que a origem do Taekwondo se consolidou de fato, e a prática passou a ser conhecida em todo mundo com esse nome! Se você quer fazer a atividade vem para a Pratique!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here