HomeAcademiaSINCRONIZANDO SEU CICLO MENSTRUAL COM A ROTINA DE TREINOS DE FORMA INTELIGENTE!

SINCRONIZANDO SEU CICLO MENSTRUAL COM A ROTINA DE TREINOS DE FORMA INTELIGENTE!

A jornada de fitness para as mulheres ganha uma nova dimensão quando alinhada de forma inteligente com o ciclo menstrual.

Sincronizar a rotina de treinos pode ser a chave para otimizar o desempenho, maximizar resultados e minimizar desconfortos ao longo das diferentes fases do ciclo.

Vamos explorar estratégias inovadoras para harmonizar seus treinos com a complexidade do ciclo menstrual.

Eu quero conhecer!
Eu quero conhecer!

Como alinhar o treino com o ciclo menstrual?

Se estiver se sentindo muito cansada, o ideal é reduzir o treino, seja ele aeróbico ou de força. Andar de bicicleta, caminhar, fazer yoga e pilates são algumas indicações, isso porque esses exercícios auxiliam na respiração, na concentração e no relaxamento”, sugere.

Como o ciclo menstrual afeta o treino de musculação?

O ciclo menstrual pode influenciar no desempenho físico em mulheres praticantes de treinamento resistido, mostrando que a fase lútea é a que apontou maior incremento de força quando comparada às demais fases.

Qual a melhor fase do ciclo menstrual para treinar?

Pós menstrual (6º – 12º dia): este é o melhor momento para investir pesado nos treinos!! Há uma melhora na resistência aeróbica, na velocidade e na força. Todas as atividades serão desempenhadas com seu potencial máximo: corrida, musculação, ciclismo.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

Sincronizando seu ciclo menstrual com a rotina de treinos de forma inteligente!
Sincronizando seu ciclo menstrual com a rotina de treinos de forma inteligente!

Fase Menstrual (Dias 1-5): energia gentil e recuperação profunda!

Nos primeiros dias do ciclo, o corpo pede uma abordagem mais suave. Opte por atividades leves a moderadas, como caminhadas suaves, yoga rejuvenescedora ou uma sessão de natação relaxante. Essas opções não apenas ajudam a aliviar cólicas e fadiga, mas também proporcionam uma oportunidade para se reconectar consigo mesma.

A chave aqui é dar ênfase à recuperação. Priorize o descanso, permitindo que o corpo se recupere totalmente do período menstrual. Entenda que esse é um momento valioso para nutrir-se e preparar-se para as fases mais ativas que estão por vir.

Fase Folicular (Dias 6-14): energia crescente e intensidade gradual!

Conforme a fase folicular se desenrola, a energia começa a crescer. Aproveite essa onda positiva para incorporar treinos mais intensos, como treinamento de força e cardio. Seu corpo está mais receptivo à resistência e construção muscular durante essa fase, tornando-a propícia para desafios mais vigorosos.

É o momento de explorar novos limites e expandir horizontes fitness. Aumente gradualmente a intensidade dos treinos, desafiando-se de maneira progressiva. Isso não apenas impulsiona o desempenho, mas também constrói uma base sólida para o próximo estágio.

Fase Ovulatória (Dias 15-17): pico de energia e variedade nos treinos!

A fase ovulatória traz consigo o pico de energia e força. Aproveite esse impulso para embarcar em treinos mais intensos, como o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT). Essa abordagem desafiadora não apenas maximiza o desempenho, mas também contribui para a queima eficaz de calorias.

Introduza variedade nos treinos para manter o interesse e a motivação. Experimente diferentes modalidades de exercícios, desde dança até atividades ao ar livre. A diversidade não só mantém os treinos emocionantes, mas também oferece benefícios físicos abrangentes.

Faça sua matrícula!
Faça sua matrícula!

Fase Lútea (Dias 18-28): estabilidade emocional e treinos conscientes!

À medida que entramos na fase lútea, a estabilidade emocional assume destaque. Consciente das flutuações hormonais, opte por atividades que promovam o equilíbrio emocional, como yoga, pilates ou caminhadas serenas. Esses exercícios não apenas fortalecem o corpo, mas também acalmam a mente.

Reduza a intensidade e o volume dos treinos à medida que se aproxima do período menstrual, se sentir desconforto. Essa abordagem consciente respeita as necessidades do corpo e contribui para um ciclo menstrual mais equilibrado.

Dicas gerais para sincronização inteligente: o corpo como guia!

Escutar o corpo é a pedra angular dessa abordagem. Cada mulher é única, e a resposta do corpo às diferentes fases do ciclo varia. Ajuste sua rotina de treinos com base em como se sente individualmente, honrando a intuição do seu corpo.

Mantenha-se hidratada ao longo de todo o ciclo menstrual. A hidratação não apenas auxilia na recuperação, mas também alivia sintomas como inchaço, contribuindo para um corpo mais equilibrado.

Uma alimentação balanceada é crucial para fornecer a energia e os nutrientes necessários em todas as fases do ciclo. Priorize uma dieta rica em nutrientes, adaptada às demandas específicas de cada estágio.

Individualidade em foco: consulte profissionais de saúde e fitness!

Lembre-se de que essas são diretrizes gerais, e a individualidade é fundamental. Consultar um profissional de saúde, como um médico ou um treinador pessoal, pode ser transformador. Eles podem ajudar a criar uma abordagem personalizada, considerando as necessidades específicas do seu corpo, objetivos de treino e peculiaridades do ciclo menstrual.

Ao sincronizar inteligentemente seu ciclo menstrual com a rotina de treinos, você não apenas aprimora seu desempenho físico, mas também nutre uma conexão mais profunda com o seu corpo. A jornada fitness torna-se uma celebração da feminilidade, equilibrando força, energia e autoconhecimento.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Sincronizando seu ciclo menstrual com a rotina de treinos de forma inteligente!
Sincronizando seu ciclo menstrual com a rotina de treinos de forma inteligente!

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

 

Eu quero fazer parte da Pratique!
Eu quero fazer parte da Pratique!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS