A natação para bebês é uma das pouquíssimas atividades que podem ser realizadas pelos bebês. Afinal, são seres extremamente frágeis e não podem ficar sobrecarregados com qualquer tipo de exercício intenso.
Muitos pais tem vontade de colocar seus filhos nas aulas de natação, mas nesse momento surgem muitas dúvidas a respeito (principalmente em pais de primeira viagem que nunca tiveram contato com o assunto).
De fato, a natação é benéfica para qualquer idade, inclusive para os bebês. Apostar nessa atividade é a recomendação de muitos pediatras, inclusive. Mas, antes, é preciso conhecer alguns detalhes importantes.
Tudo sobre a natação para bebês
Antes de qualquer coisa é muito importante ficar atento a alguns parâmetros quando o assunto é natação para bebês. A segurança sempre deve ser colocada em primeiro lugar, então os pais devem se atentar:
-
Idade do bebê– Natação para bebês.
Segundo os pediatras, os bebês podem começar a frequentar a aula de natação após os 6 meses de idade. Entretanto, é mais recomendado que seja feita uma avaliação médica para que o profissional avalie o quadro pontualmente.
-
Condições da piscina
Antes de se inscrever em determinada academia, nunca deixe de conferir as reais condições da piscina. Para os bebês, é ideal que a temperatura esteja entre 27ºC a 29ºC e que o PH esteja em torno de 7.
E, claro, as condições de limpeza da piscina também devem ser questionadas, assim como a quantidade de cloro.
-
Tempo das aulas
Não podemos nos esquecer de que estamos lidando com bebês e que eles se cansam muito rapidamente. Uma aula de natação para bebês costuma ter duração de 15 minutos.
Conforme os meses forem passando é possível aumentar para trinta minutos, mas não muito além disso.
Os benefícios da natação para bebês – Natação Para Bebês
Os benefícios da natação para bebês são diversos. Fazer atividades dentro da água é algo surpreendente, pois a densidade do líquido faz com que nós – e os bebês também – não sintamos qualquer tipo de impacto nas articulações.
Ou seja, é possível trabalhar todo o corpo e fortalecê-lo sem que haja impactos da estrutura. Isso não acontece nas atividades realizadas dentro da piscina e é por isso que a natação é altamente recomendada para bebês e idosos. Além disso:
-
Coordenação motora
Bebês têm pouca coordenação motora e a melhor forma para estimulá-la são os exercícios na piscina.
-
Apetite
Mesmo que por apenas 15 minutos, uma aula de natação gasta bastante energia e isso abrirá o apetite da criança.
-
Previne algumas doenças respiratórias
Os sistemas respiratório e circulatório são diretamente beneficiados com a prática da natação.
-
Ajuda nos primeiros passos
Como a natação trabalha a musculatura do bebê, isso fará com que ele sinta firmeza nas pernas mais rapidamente.
-
Melhora o sono- Natação para bebês.
Assim como os próprios adultos, atividades físicas melhoram consideravelmente o sono.
-
Estreita relações
A relação entre pais e filhos também é trabalhada durante uma aula de natação, sendo algo fundamental para o crescimento da criança.
A importância de um bom profissional – Natação Para Bebês
A aula de natação sempre deve ser ministrada por um profissional qualificado, habilitado e experiente. Essa recomendação é válida para qualquer atividade física, mas quando há bebês envolvidos a importância é ainda maior.
Um bom professor saberá conduzir a aula da melhor maneira possível, levando em consideração os limites dos bebês e a vontade dos pais. Por isso, buscar uma academia que conte com profissionais renomados é fundamental.
A Pratique Fitness conta com uma equipe extremamente qualificada e dentre todas as suas atividades há a natação.