Treinar escutando música é muito melhor do que treinar em silêncio ou apenas com os ruídos do ambiente, não acha? Acreditamos que a grande maioria das pessoas vão concordar com essa afirmação, e isso não é por acaso.
Estudos científicos já comprovam os benefícios da música para as mais diversas atividades, dentre elas, os exercícios físicos. Aqui vamos te mostrar algumas das vantagens que a música poderá trazer ao seu treino. Confira!
Reduz a percepção da dor e do cansaço
Principalmente para quem está começando a praticar exercícios ou está em uma fase de transição no treino, as dores e a fadiga são intensificadas por causa do esforço maior demandado dos músculos e do sistema nervoso para coordenar novos movimentos e concentrar energia em certos movimentos.
Para esses e outros casos, a música ajuda a reduzir essa sensação de dor e cansaço, permitindo um melhor aproveitamento do exercício e intensificando o seu prazer. Esse efeito é resultado da atuação da música nas áreas do cérebro responsáveis pelo prazer, fazendo com que sejam liberadas no corpo substâncias que ativam essa sensação, como a dopamina.
Melhora o desempenho durante o treino
Escutar música durante as atividades físicas também aumenta o desempenho dessa prática, afinal, quanto mais prazer temos em uma atividade, melhor executamos, não é? Mas não é apenas por isso que o desempenho é melhorado.
Há mais de um século a ciência tem conhecimento de que o homem tem uma tendência natural a sincronizar seus movimentos com um determinado ritmo. Você pode até testar isso: tente dançar rapidamente ouvindo uma música lenta! Vai dar um nó no seu cérebro e no seu corpo!
Da mesma forma, se você escuta uma música com um ritmo favorável aos movimentos do exercício, poderá realizá-lo de uma forma bastante natural, como se fosse uma dança. Sua respiração e frequência cardíaca também serão beneficiadas por essa harmonia.
Potencializa a memória e o raciocínio
Bom, talvez você não identifique de imediato porque esse efeito da música é benéfico para o seu treino. Acontece que o nosso corpo é uma unidade. Treinar não é só movimentar o corpo, todos os seus músculos, ossos, articulações, órgãos, enfim, todo o seu organismo está conectado ao cérebro. Praticar exercícios também demanda o desenvolvimento de uma inteligência: a inteligência corporal.
Os estímulos externos, como a música, auxiliam na memorização dos movimentos corretos e sequências do treino a partir da associação, principalmente quando ela tem apelo emocional. Uma vez que a música também tem um efeito afetivo, você tenderá a se lembrar melhor da execução do exercício e praticá-lo com mais fluidez. Fora isso, outras atividades cotidianas que exijam memória e raciocínio também serão beneficiadas.
Reduz o estresse e o mau humor
Os exercícios físicos isoladamente já são grandes auxiliares no combate ao mau humor, estresse e outros estados emocionais desagradáveis. Contudo, a música será um “plus” nesse quesito! Como já foi dito, a música influencia no estado emocional e de humor. Se você escuta uma música alegre, a tendência é que se sinta mais alegre também. Se escuta uma música calma, também tenderá a se acalmar, e por aí vai.
Sendo assim, a música contribui para melhorar o seu estado de humor e os efeitos serão duradouros, te acompanhando mesmo depois que terminar as atividades. Por que? Como você estará concentrado na música e nos exercícios, sua cabeça vai se “esvaziar” de pensamentos e ideias que te causam o desconforto emocional, portanto, você ficará renovado.
Esses são apenas alguns dos benefícios da música para o treino. Se quiser aproveitar ainda mais esses efeitos, você deve ficar atento ao ritmo da música e ao seu gosto musical também! Quanto mais o ritmo for próximo do exercício e quanto mais você gostar da música que escuta, melhores serão os resultados.
Se quiser potencializar ainda mais os efeitos da música em sua rotina fitness, experimente fazer uma aula de dança. Saiba mais sobre o assunto lendo o nosso texto sobre A importância das aulas de dança.