Aeróbica: A importância das aulas de dança

11
8670

Muitas pessoas não se sentem motivadas a fazer exercícios físicos regularmente por não encontrarem uma atividade prazerosa. Uma boa alternativa aeróbica são as aulas de dança, que tem benefícios para o corpo e a mente. Neste post, listamos algumas vantagens. Confira!

Cognição e coordenação motora

A dança tem impacto direto na capacidade de percepção, aprendizado e memorização das pessoas. Além disso, ajuda na melhora da coordenação motora. Essa atividade reforça os circuitos cerebrais envolvidos nos movimentos, e quanto mais treinos houver, maiores serão os resultados obtidos. Um dos pontos positivos é que não há restrição de idade para dançar. É preciso ter apenas vontade.

Aeróbica que funciona como terapia

Essa atividade aeróbica é estimulante, relaxante e motivadora. As aulas de dança exigem total atenção aos movimentos. Por isso, é comum que muitos alunos vejam na dança uma verdadeira terapia. Deixando os problemas de lado é possível se dedicar totalmente, aliviar o estresse e a tensão.

[newsletter-shortcode]

Queima de gorduras

Dançar ajuda a manter um corpo bonito e saudável. O gasto calórico é muito alto, por isso é possível perceber os resultados em um tempo menor que em outros exercícios. Uma hora dançando Zumba, por exemplo, pode resultar na perda de até 300 calorias.

A escolha do ritmo, no entanto, não deve ser feita pensando apenas no emagrecimento. É preciso considerar o gosto pessoal, a afinidade e o grau de dificuldade do ritmo. Isso garante a permanência nas aulas e ajuda a tornar a atividade um hábito, potencializando os resultados.

Outros benefícios das aulas de dança para o corpo

O emagrecimento não é a única vantagem da dança. A prática regular melhora a função cardiorrespiratória, ajuda no condicionamento aeróbico e aumenta a flexibilidade. Além disso, aumenta a disposição e a força. A médio e longo prazo, a dança pode ter um papel importante no controle e na prevenção de doenças.

Outro grande benefício do exercício para o corpo é o aumento do autocontrole. Quem dança tem maior dimensão do próprio corpo, de suas capacidades e limitações. Com isso, há melhora também no equilíbrio e na resistência.

Qualquer pessoa pode aprender

Não há restrição: qualquer pessoa pode se matricular em aulas de dança. Essa atividade aeróbica melhora o aprendizado e a disciplina de alunos de todas as idades e perfis. Para quem nunca dançou, ritmos como forró ou merengue são fáceis de aprender. Para pessoas mais descontraídas, salsa e zouk são ritmos ideais. E para as pessoas mais românticas, tango e bolero, com passos lentos e elegantes, são boas opções. Há sempre um ritmo que vai te prender e fazer com que se sinta bem ao praticar.

Essas são algumas vantagens das aulas de dança. Esse exercício aeróbico é bastante saudável e ajuda aliviar o estresse da rotina. Agora que você já conhece alguns benefícios, que tal fazer uma aula experimental? Descubra na prática o prazer de dançar! Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

11 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here