O hábito de praticar exercícios regularmente pode trazer muitos benefícios para o corpo e, além disso, podemos também utilizar a academia para combater as doenças articulares.

Com a ajuda de um profissional especializado educador físico e suas orientações, é possível cuidar do seu corpo de maneira correta, utilizando os exercícios para o bem.

Neste artigo vamos explicar como usar a academia para combater as doenças articulares e entender o benefício para o corpo! Continue lendo a seguir e compreenda.

Os exercícios na academia para combater as doenças articulares

As doenças articulares podem trazer muita dor para aqueles que sofrem deste mal.

Existem alguns exercícios que podem trazer benefícios e combater estas doenças, de maneira eficaz, ajudando a:

  • Reduzir as dores e rigidez das articulações;
  • Aumentar o poder de movimentação;
  • Contribuir com a perda de peso e, consequentemente, diminuir a pressão nas articulações;
  • Fazer com que a postura fique mais ereta;
  • Melhora a flexibilidade e aumenta o equilíbrio;
  • Fortalecimento dos músculos;
  • Aumento da disposição e sentimentos bons;
  • Contribui para regular o sono;
  • As atividades do dia a dia se tornam mais fáceis de ser realizadas;
  • Garante mais independência nos movimentos;
  • Fortalece os tecidos da cartilagem, deixando-os saudáveis;

A pessoa que pratica exercícios regularmente na academia, pode usufruir destes benefícios, levando uma vida mais saudável e se tornando uma pessoa mais disposta.

Quais são os exercícios recomendados para quem sofre de dores nas articulações?

Para começar a praticar exercícios físicos, primeiro é preciso passar por uma avaliação de um educador físico. Ele irá avaliar e dizer quais as práticas que são recomendadas para seu caso, em específico.

Outros profissionais que podem contribuir nesta avaliação são o fisioterapeuta e o médico, dependendo do caso, para avaliar se há uma lesão e por que existem dores, orientando para tomar o devido cuidado ao realizar os exercícios.

Alguns dos exercícios mais recomendados na academia para combater as doenças articulares são:

  • Exercícios que trabalhem a flexibilidade e o equilíbrio:

Esses exercícios contribuem para a melhor mobilidade e independência de quem o pratica.

Alguns exemplos destas práticas são yoga, pilates e vários tipos de alongamentos.

  • Exercícios de aeróbica:

Estes são exercícios de grande movimentação e que melhoram a disposição de quem os pratica. Eles podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e evitar problemas neste sentido.

Além disso, os exercícios de aeróbica costumam liberar um hormônio chamado endorfina, que atua como analgésico natural.

Para quem sofre de dores nas articulações, o ideal é escolher os exercícios que possuem baixo impacto, como a hidroginástica e uma leve caminhada.

  • Exercícios que contribuem com o fortalecimento:

Estes exercícios de fortalecimento são capazes de trabalhar os músculos ao redor das articulações, tornando-os mais fortes. Isso contribui para proteger e evitar que as dores continuem nas articulações.

É preciso que a prática destes exercícios seja orientada por um profissional, para que eles sejam feitos em sua intensidade ideal, desafiando os músculos sem forças as articulações.

Pratique exercícios físicos com orientação

Procure sempre uma academia para combater as doenças articulares que seja de sua confiança, onde os profissionais estejam preocupados com seu bem-estar.

Não exija demais do seu corpo e saiba que os exercícios físicos devem começar gradualmente, respeitando o ritmo de cada um.

Realizar um aquecimento também pode fazer a diferença na hora de preparar seu corpo para prática de exercícios.

Se você procura uma academia para combater as doenças articulares, conheça a Pratique Fitness e veja todos os benefícios que poderá alcançar!

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