Qual é o melhor? Natação ou pilates? De modo geral é sempre bom lembrara que independentemente da modalidade, atividades físicas são muito bem-vindas.

O pilates está muito em alta, antes era uma prática que era mais procurada por mulheres, porém, nos dias de hoje, esse paradigma já foi quebrado. Idosos crianças, gestantes e homens passaram a praticar também.

As atividades na piscina, por sua vez, eram mais comuns entres idosos, justamente pelo fato de causar menos impacto em atividades físicas, tratar e evitar lesões. Mas também se popularizou, e assim como o pilates, tem sido uma atividade muito procurada por que quer ter qualidade de vida.

Devo escolher natação ou pilates?

Para fazer a escolha entre natação ou pilates, é preciso levar em consideração a sua necessidade, saiba mais das particularidades de cada uma:

Natação

  • É uma boa opção para quem deseja trabalhar todos os músculos, auxilia na redução de gordura corporal, suaviza as tenções do cotidiano e ajuda na recuperação de lesões;

  • Com o treinamento de todos os estilos de nado, nado costas, peito e crawl, o praticante consegue trabalhar todos os músculos. Além do mais, o risco de lesões é quase zero, pois a agua amortece os impactos.

Acaba sendo um esporte muito indicado para a recuperação de lesões, além de ser muito relaxante e auxiliar na redução da gordura corporal se praticada na intensidade correta.

Pilates

  • O pilates é uma metodologia que usa técnicas de conscientização corporal. Ele fortalece os músculos enfraquecidos, alongando-os e aumentando a mobilidade das articulações;

  • Na aula, são realizados exercícios sem pressa e com bastante controle para evitar estresse. Perfeito para quem quer ter uma postura correta, pois o alinhamento da postura é essencial em todos os exercícios de pilates. Com o pilates é possível tonificar e alongar os músculos.

E agora? natação ou pilates?

Resultados esperados do pilates e da natação

  • Para quem deseja se recuperar de uma lesão muscular, pode obter resultados incríveis somente com a natação, até porque no pilates a pessoas poderá ter dificuldades.

A água não trará tantas dores durante o tratamento de uma lesão, benefícios este que não é possível encontrar no pilates.

  • Para a pessoa que deseja ganhar massa muscular, emagrecer e tonificar os músculos, a junção de pilates e natação pode ser uma ótima escolha. Na natação é possível malhar o corpo com menos impacto por causa da água e no pilates poderá tonificar os músculos que serão desenvolvidos na natação, além de ambos proporcionarem uma postura melhor;

  • Para aqueles que querem apenas melhorar a postura, encontrará resultados na metodologia do pilates.

Como cada atividade apresenta um aspecto distinto, é importante buscar informações de um profissional competente para ajudar nas suas dúvidas em relação aos exercícios físicos da natação e do pilates.

Lembrando que a má prática de ambas, pode gerar lesões irreversíveis, por isso, mais uma vez, a presença de um profissional é indispensável.

Qual devo escolher?

Natação ou pilates? Tudo vai depender do seu objetivo. Como você viu, há algumas similaridades nas atividades, é possível fazer a junção de ambas. Se praticados de maneira equilibrada com acompanhamento profissional, exercícios nunca serão demais.

Ambos irão te proporcionar momentos de descontração, a natação por exemplo, apesar de ser um exercício de alta intensidade, pode muito bem ser prazerosa. Quem é que não quer a desculpa de entrar em uma piscina?

O pilates funciona até como algo para equilibrar as energias, focar no seu interior, enfim, ambas são ótimas. Qual sua aposta natação ou pilates? Comente o que achou e compartilhe essas informações com os amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here