A prática regular de exercícios de musculação promove o aumento da massa muscular, mas não é a única garantia disso. Isso porque outros fatores, como uma alimentação saudável e períodos de descanso, por exemplo, ajudam a garantir o resultado dos exercícios. Neste post, você vai saber qual deve ser a correta alimentação pré-treino para ganhar massa. Confira!

Qual a importância do pré-treino para ganhar massa?

Assim como em um carro o motor precisa do combustível correto para obter o máximo de desempenho, o corpo humano necessita de uma alimentação específica para proporcionar resultados realmente positivos.

Uma alimentação pré-treino correta garante que você terá energia o suficiente para completar todos os exercícios. Além disso, alguns alimentos têm componentes que impedem que o corpo use os próprios músculos como fonte de energia e ainda promovem a liberação de proteína durante o treino, prevenindo o catabolismo e potencializando o processo de recuperação.

O que comer?

Os carboidratos são os nutrientes aliados de quem quer fazer um pré-treino para ganhar massa. Isso porque eles são as principais fontes de energia para o nosso corpo. Já as proteínas protegem os músculos e melhoram a recuperação deles.

É muito comum vermos pessoas comendo a famosa combinação de frango com ovos e batata-doce, mas esses não são os únicos alimentos eficazes em um pré-treino para ganhar massa. Por isso, listamos algumas outras opções:

Banana

Rica em carboidratos, essa fruta também contém boas doses de potássio, que previne a diminuição dos reflexos, a distensão abdominal e as tão temidas câimbras. A banana é boa para ser consumida cerca de uma hora antes do treino, por possuir fibras, demora um pouco mais para ser digerida.

Queijo

Fonte de proteínas do leite, o queijo proporciona uma boa reconstrução muscular. Vale lembrar que é este processo que garante, na prática, o ganho de massa, já que nele as células desgastadas se recuperam e adquirem tamanho maior. O melhor queijo para um pré-treino voltado para ganho de massa é o cottage, porque tem menor teor de gordura e maior percentual de proteína.

Grãos e outros alimentos integrais

Os produtos integrais são ricos em carboidratos, ômega 3, vitaminas e minerais. Por isso, eles promovem uma sensação maior de saciedade, além de regularem o intestino e reduzirem a absorção de gordura pelo organismo. Cereais como arroz, aveia, granola e linhaça são boas dicas.

Massas

O macarrão é um excelente exemplo de fonte de carboidrato de rápida absorção. As massas, geralmente, têm baixa quantidade de gordura, mas você deve ter cuidado ao preparar. Se possível, não use óleo e nem faça molhos muito “pesados”.

Shakes e suplementos

Os shakes, geralmente, são digeridos e absorvidos mais rapidamente que os outros alimentos. Por isso, são uma ótima opção de pré-treino para ganhar massa, principalmente entre as pessoas que não têm muito tempo para se alimentar corretamente. Um bom exemplo é o shake de proteínas de soro do leite, como o Whey Protein. Já os suplementos são outras opções mais rápidas e eficazes de preparação do organismo antes do treino de musculação, só que contam com doses de carboidrato ao invés de proteína.

Essas são algumas dicas do que comer em um pré-treino para ganhar massa. Uma alimentação saudável pode impulsionar os resultados dos exercícios, proporcionando benefícios para o corpo e a mente, além de aumentar a sensação de bem-estar. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here