O Taekwondo no Brasil

0
859

As artes marciais são um sucesso no Brasil. Seja por influência dos filmes orientais, ou pela busca de autoconhecimento, muitas pessoas praticam essas lutas. E o taekwondo no Brasil também é muito popular.

É comum, nos dias atuais, que as pessoas procurem alternativas de exercícios físicos que tenham um fundamento não somente esportivo, mas também recreativo.

Mas entender como o Taekwondo no Brasil se tornou tão popular, e ganhou tanto a atenção das pessoas é importante. Entenda melhor essa relação, e descubra como esse esporte coreano atravessou o mundo e invadiu as academias tupiniquins.

História e trajetória do Taekwondo no Brasil

O taekwondo no Brasil começou na década de 60, na cidade de Cruz das Almas, no estado da Bahia. A primeira pessoa inserir essa prática coreana no país foi o mestre Jung Do Lim.

Mas foi entre os anos de 1971 e 1972 que, de fato, essa luta se tornou popular. Vários mestres coreanos começaram a se instalar no eixo Rio – São Paulo, e começaram a ensinar as técnicas aos curiosos.

E foi justamente em 1972 que o primeiro campeonato, organizado pelo mestre Woo Jae Lee, marcaria de vez a chegada do taekwondo no Brasil.

  • A primeira academia brasileira de Taekwondo:

Em São Paulo, a prática começou a se popularizar também em 1970, quando Sang Min Cho foi enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation para trazer o Taekwondo para o país.

Sua missão era muito simples, e foi cumprida nesse mesmo ano: abrir uma academia voltada exclusivamente a essa arte marcial. E isso foi feito em 08 de agosto de 1970, no bairro da Liberdade, hoje conhecido como o maior polo de cultura oriental do Brasil.

Controvérsias e incertezas marcam a história do taekwondo no Brasil

Existem muitas versões referentes a chegada do Taekwondo no Brasil. E muitos nomes são citados como precursores e essenciais na instalação desse esporte no país.

O que se sabe com certeza é que gradativamente o Brasil se tornou cada vez mais apaixonado pela cultura oriental, e com isso o Taekwondo se tornou muito famoso e popular por aqui.

Com o passar dos anos, o Brasil foi conquistando cada vez mais medalhas e vitórias, e ganhou alguns nomes que se tornaram referência do taekwondo mundial.

Atletas brasileiros: saiba quem são os destaques do Taekwondo!

Muitos nomes de atletas se destacaram no Taekwondo no Brasil desde a década de 70. A primeira medalha mundial, por exemplo, foi conquistada em 1991, durante o mundial de Atenas.

O felizardo foi Jorge Gonçalves, um atleta do Distrito Federal que trouxe consigo uma medalha de bronze. Mas não foi só ele. Veja alguns nomes que se tornaram referência do Taekwondo no Brasil e no mundo:

  • Ibi Aires: sagrou-se campeão Panamericano de Taekwondo em 2006;
  • Igor Clemente: classificado para o Campeonato Mundial Cadetes em Moju, na Coréia do Sul, em 2015;
  • Fábio Goulart: medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Cuba em 1991;
  • Natália Falavigna: uma das lutadoras e artes marciais que acumula o maior número de vitórias do mundo. Campeã mundial de taekwondonas categorias júnior, adulta e universitária.

Academias de taekwondo no Brasil

Esse é apenas um resumo sobre o Taekwondo no Brasil, e com certeza essa história é muito mais detalhada e complexa. No entanto, chegamos a um ponto em que é até fácil encontrar academias de Taekwondo no Brasil.

Mas é fundamental que você avalie a qualidade do serviço prestado, e verifique se a academia em que você pretende se matricular possui estrutura e qualidade. Portando, conheça a Pratique Fitness, e surpreenda-se!

O Taekwondo no Brasil é uma arte muito praticada, e pode ser a solução para quem quer espantar o sedentarismo e praticar um exercício que promova interação, diversão, força e equilíbrio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here