HomeAcademiaConheça o Taekwondo Brasileiro

Conheça o Taekwondo Brasileiro

O Taekwondo brasileiro possui um código de ética próprio, que rege como o esporte deve ser praticado no país. São normas que garantem a segurança dos atletas e a ética na arte marcial.

Essas normas precisam ser aplicadas nas academias e escolas que se propõem a ensinar o taekwondo de forma profissional, levando os atletas às competições nacionais. É obrigatório que elas sejam seguidas, e por isso é importante que todos as escolas conheçam.

Então, vamos apresentar as normas que garantem a segurança durante a prática do taekwondo brasileiro, bem como todas as especificidades que fazem desse esporte um sucesso no Brasil.

Normas e regras do Taekwondo brasileiro

O Taekwondo brasileiro responde ao código de ética que é criado, alimentado e decretado pela Confederação Brasileira de Taekwondo. Esse é o órgão mais importante referente a prática da arte marcial no país.

  • Para que serve o código de ética?

Basicamente, o código de ética tem como finalidade definir os princípios e as condutas referente a todas as práticas esportistas do que é chamado de “comunidade taekwondista”.

As artes marciais são conhecidas por trazerem em sua filosofia questões como dignidade, respeito e cooperação como fatores primordiais. Ou seja, esses esportes pregam sempre por competições justas e éticas.

O Taekwondo brasileiro é reconhecido no mundo inteiro graças a sua altíssima qualidade, e ao padrão elevado dos atletas que se profissionalizam na categoria. São pessoas que levam o nome do país, e tornam essa arte marcial cada vez mais difundida e popular no Brasil e no mundo.

Conheça os principais pontos referentes ao código de ética da Confederação Brasileira de Taekwondo – CBTKD

Como citamos anteriormente, o principal ponto do código de ético imposto para o Taekwondo Brasileiro, prevê que atletas, árbitros e qualquer pessoa envolvida oficialmente com o esporte mantenha um padrão ético.

Esses pontos estão descritos no primeiro capítulo do Código de Ética, e descrevem a importância de se manter vivo os objetivos, valores, princípios e políticas tanto da CBTKD quando do esporte como um todo.

Um dos pontos que é sempre destacado é que no taekwondo brasileiro, a competição é mais importante e mais relevante do que a vitória em si, garantindo que todos os atletas, técnicos e afins mantenham sempre o espirito esportivo acima de qualquer rivalidade.

Veja quais são alguns dos valores mais importantes pregados no Taekwondo brasileiro

O taekwondo brasileiro possui uma série de valores e pontos importantíssimos para quem o pratica. Mas é fundamental que você entenda alguns dos mais relevantes. Veja o que sempre deve ser lembrado, e o que defende o código de ética:

  • Disputas justas;
  • Espírito esportivo;
  • Desencorajamento de práticas racistas ou quaisquer preconceitos relacionados a etnia, gênero, crença, orientação sexual, religião, condição social, intelectual, deficiências, e etc.
  • Proibição e inibição do uso de drogas e anabolizantes;
  • Repressão a qualquer violência psicológica praticada dentro do esporte;
  • Preservação do princípio universal da igualdade de oportunidades e da integridade física e mental do indivíduo.

Esses são apenas alguns pontos. Mas o código de ética é complexo, e muito extenso.  É fundamental que praticantes do taekwondo brasileiro conheçam e respeitem essas normas.

Onde praticar Taekwondo no Brasil?

Para quem está interessado em praticar taekwondo brasileiro, é importante considerar se matricular em uma escola ou academia que tenha reconhecimento, e que ofereça boas aulas.

Para isso, analise se o professor responsável pelas aulas possui boa comunicação, e conhecimento na arte marcial. Analise também as dependências da academia.

Na Pratique Fitness você pode praticar o melhor do taekwondo brasileiro, oferecido em aulas dinâmicas e divertidas, e com acompanhamento dos melhores profissionais.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS