HomeAcademiaO QUE É O BCAA?

O QUE É O BCAA?

Para conquistar um corpo saudável e em forma, a combinação de uma alimentação equilibrada com a prática regular de exercícios é fundamental. No entanto, existem recursos que podem amplificar seus resultados, e um deles é o BCAA.

Já ouviu falar sobre isso? O BCAA é um suplemento alimentar amplamente utilizado por quem busca maximizar a performance nos treinos e ganhar massa muscular de maneira eficiente. Ele é um aliado valioso para elevar seus resultados a um patamar superior.

Curioso para entender mais sobre o BCAA? Continue a leitura, pois este artigo explora os aspectos essenciais desse suplemento. Vamos lá!

O que é o BCAA e para que serve?

O BCAA são os aminoácidos de cadeia ramificada chamados leucina, isoleucina e valina. Eles são muito importantes para o corpo humano, pois não são produzidos pelo organismo. Esses aminoácidos são responsáveis por estimular a síntese de proteína, que é fundamental para a construção e reparação muscular.

Qual a diferença entre a creatina e o BCAA?

A creatina vai ser utilizada principalmente em atividades de força e alta intensidade, já o BCAA pode ser utilizado em atividades de força, podendo ou não contribuir no resultado (isso vai depender dos alimentos consumidos antes do treino, prescrito ou não na dieta do indivíduo) e de baixa intensidade.

O que é melhor para ganhar massa creatina ou BCAA?

Embora tanto o BCAA quanto a creatina possam ajudar no ganho de massa muscular, a creatina é considerada mais eficaz, principalmente em treinos de alta intensidade. A creatina pode aumentar a força muscular, permitindo levantar pesos mais pesados e com maior volume.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

O que é o BCAA?
O que é o BCAA?

O que é exatamente o BCAA e qual é a sua finalidade?

A sigla BCAA corresponde a Branch Chain Amino Acids, que traduzindo, significa Aminoácidos de Cadeia Ramificada. Esse conjunto é formado por três aminoácidos essenciais – L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina – que não são produzidos pelo nosso corpo e, portanto, precisam ser obtidos através da alimentação.

Os músculos em nosso corpo contêm uma proporção significativa desses aminoácidos. O consumo adequado de BCAA oferece benefícios como:

  • Recuperação muscular mais eficiente;
  • Manutenção da massa magra;
  • Estímulo à produção de hormônios anabólicos;
  • Redução da fadiga muscular após os treinos.

Onde encontrar o BCAA?

Fontes naturais de BCAA incluem alimentos ricos em proteínas, como ovos, carnes e leguminosas. No entanto, para colher os benefícios concentrados desses aminoácidos, é recomendável consumi-los na forma de suplementos.

Esses suplementos estão disponíveis em diversas apresentações, como cápsulas, pó e líquido. A versão em pó, por exemplo, é conhecida por ter uma absorção mais rápida.

Para quem o BCAA é indicado?

O BCAA é altamente indicado para atletas de alto desempenho e indivíduos que se envolvem em atividades físicas intensas, seja em academias ou esportes que requerem grande força muscular. No entanto, a prescrição do suplemento deve ser feita por um nutricionista.

Esse profissional é capaz de avaliar a necessidade do suplemento de acordo com o objetivo e a dieta do indivíduo.

Quais são as contraindicações?

Embora seja uma composição de aminoácidos derivados de fontes naturais, o BCAA não é adequado para todos. Ele não surte efeito em pessoas que não praticam atividades físicas intensas e pode ser prejudicial para certos grupos.

Portanto, o uso de BCAA não é indicado para:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Crianças;
  • Pessoas com depressão;
  • Portadores de cardiopatias;
  • Diabéticos;
  • Pessoas com problemas renais ou histórico familiar de doença renal;
  • Indivíduos intolerantes à lactose.

Como tomar o BCAA?

A dosagem recomendada varia entre 4 e 8 gramas por dose, a serem consumidas antes e após os treinos. É crucial seguir a orientação do nutricionista, uma vez que a quantidade influencia diretamente os efeitos do suplemento.

Além disso, não é necessário ingerir o suplemento nos dias em que você não treina, já que ele é projetado para melhorar o desempenho durante a atividade física.

O BCAA, um suplemento alimentar baseado em aminoácidos essenciais, desempenha um papel crucial na manutenção muscular e recuperação. Seus benefícios estão diretamente ligados à prática constante de exercícios físicos e ele deve ser complementado com uma alimentação saudável. Lembre-se sempre de buscar a orientação de um nutricionista antes de incluir qualquer suplemento em sua rotina. Combinar BCAA com uma abordagem integral de bem-estar pode levar você a alcançar seus objetivos fitness de maneira eficaz e segura.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

O que é o BCAA?
O que é o BCAA?

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS