Natação infantil: ajuda emagrecer?

0
161

Incentivar as crianças a praticarem atividades físicas é fundamental, levando em consideração a saúde e o lazer. Quando falamos em esportes na infância, a natação é sem dúvida um dos mais indicados. Além dos inúmeros benefícios para a saúde, a natação ajuda as crianças a se sentirem seguros na água, sabendo proteger-se em caso de acidentes em ambientes aquáticos.

Muitos pais têm dúvidas sobre o esporte, e uma das mais recorrentes é se a natação infantil ajuda emagrecer.  ​Além de afetar a autoestima da criança, o sobrepeso pode colaborar com problemas como doenças cardiovasculares, colesterol, fadiga, diabetes, entre outros. A obesidade infantil pode acontecer por diversos fatores, como ansiedade, sedentarismo e a má alimentação. No entanto, a natação infantil pode ajudar as crianças a emagrecerem, e o melhor, de uma forma diferenciada, com diversão.

 

 

O sobrepeso e obesidade infantil é visto como um acúmulo de gordura em excesso no corpo da criança. Oferecer atividades físicas à criança é importante, e a​ natação infantil​ é um dos esportes que ajuda na prevenção e cura da doença.

Neste post, falaremos sobre alguns benefícios que a prática da natação pode oferecer para uma infância saudável, e de como a ​natação infantil ajuda emagrecer. ​ Acompanhe!

Como combater o sedentarismo com a natação?

Entendemos que é difícil tirar as crianças da frente da televisão, computadores e jogos eletrônicos, mas é necessário que os pais consigam equilibrar essas distrações com atividades físicas. A natação sem dúvidas é uma atividade física que tem capacidade de entreter a criança, por se tratar de uma atividade lúdica e motivadora.

A natação é um esporte divertido por si só, o contato com a água proporciona a movimentação de várias partes do corpo, ajudando na perda de peso.

Fortalecimento dos músculos

A criança consegue exercitar diversas partes do corpo ao mesmo tempo,  por causa da resistência natural da água, ajudando a desenvolver os músculos. A​ natação infantil ajuda a emagrecer​, devido o gasto calórico que ocorre durante a atividade, promove também o fortalecimento muscular, evitando fraturas e prevenindo doenças.

Melhora na respiração da criança

Crianças que possuem problemas respiratórios, normalmente são orientados pelos pediatras a buscarem atividades físicas como a natação, já que é um esporte ajuda o sistema cardiorrespiratório. O contato com água incentiva a respiração correta, além de auxiliar a circulação sanguínea, e a distribuição dos nutrientes no corpo.

Com a natação a criança fica mais ativa

A natação é uma atividade física que fornece um grande bem-estar às crianças, pois ao realizar vários exercícios sem se sentirem cansados, se tornam mais confiantes e focadas. No entanto, a natação tem grande gasto energético, o que ajuda na qualidade do sono e, permite que a criança fique mais descansada e ativa para o necessário.

Os benefícios da atividade física podem ser alcançados, independe da idade, não há uma idade específica para iniciar as aulas de natação. No entanto, é recomendado que a natação para os bebês seja após uma maior resistência imunológica.

Agora que já sabe que a ​natação infantil ajuda emagrecer​, é hora de buscar uma academia com instrutores qualificados e confiáveis, que possuem experiência com natação infantil.

Natação ajuda A Crescer? – Descubra esses e outros benefícios

Natação infantil ajuda no crescimento?

Natação: Razões para nadar na Academia Pratique

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here