HomeNataçãoNatação idosos – Tudo que você precisa saber

Natação idosos – Tudo que você precisa saber

Seja um recém-nascido de menos de um ano de vida, ou uma aposentada que já esteja beirando os 60 anos, ambos podem se tornar grandes praticantes desse esporte. Aliás, a natação para idosos é tão indicada quanto para bebês.

Ou seja, a primeira coisa que você precisa saber é que não existe idade certa para aprender a nadar. Podemos encontrar entre o grupo da terceira idade praticantes assíduos do esporte, como também podemos nos deparar com sedentários de apenas 20 anos.

Entre os benefícios da Natação para idosos, pode se destacar o aumento da disposição nas atividades do dia a dia, como os serviços domésticos, fazer comprar e até na hora da caminhada.

Muitos praticantes do esporte relatam uma melhora no quadro de estresse, que abrange desde o aumento da qualidade do sonho até um estado de relaxamento constante.

A natação para idosos proporciona muitos benefícios, tais como:

  • Melhora da atividade do cérebro;
  • Melhora de quadros de humor;
  • Aumento da interação social;
  • Aumento da autonomia dos idosos;
  • Combate a doenças degenerativas, como o Alzheimer, que são potencializadas em quadros de sedentarismo;
  • Aumento da competência social em estabelecer vínculos interpessoais;

A natação para idosos e a ciência

Cientificamente, estudos puderam comprovar que o contato frequente com a água proporciona melhoras na vida do praticante para muito além da prática momentânea. E esses resultados se intensificam ainda mais quando se trata da terceira idade.

Realmente, os estudos puderam comprovar que a natação o provoca uma melhora na cognição e no humor, em especial, nas pessoas mais velhas. No entanto, os especialistas em geriatria ainda não sabem ao certo como isso se dá.

Os médicos suspeitam, porém, que isso se dá devido a fatores como a interação social aliada a ação relaxante da agua. Muitos idosos que praticam natação em grupos, relatam que as amizades feitas no ambiente estimulam a prática do esporte.

Outro fator que incentiva os médicos à indicarem a natação aos seus pacientes de idade mais avançada é o fato do esporte tirar o idoso da sua zona de conforto, o que evita que este potencialize suas chances de desenvolver doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Uma característica dos idosos que praticam atividades na piscina é o aumento da confiança desses no trato de suas atividades diárias e na manutenção autônoma dos seus vínculos interpessoais, isso pode ser notado com unanimidade pelos profissionais da área.

Por que escolher a natação como sua prática esportiva?

Como já foi dito, a natação para idosos, quando praticada de forma correta, é capaz de proporcionar muitos benefícios para o praticante. A melhora na cognição, ou seja, o aumento da atividade cerebral, é um dos efeitos mais sensíveis à prática do esporte.

Diferente das atividades praticadas em terra, a natação é baseada em uma variedade de exercícios que estimulam o praticante a se esforçar para manter um alto padrão de coordenação durante a prática.

Outro benefício, defendido pela ciência, da natação para idosos em relação as outras práticas esportivas, é a variação de intensidade, volume e tempo dos exercícios. Esses fatores ajudam a melhorar a rede neural de quem pratica, o que surte efeitos no aprimoramento da coordenação motora do corpo em geral.

Como pode ser visto ao longo do texto, não há limites para a prática da natação. Dessa forma, sendo você um bebê ou um idoso, saiba que a prática da natação é recomendada para todas as faixas etárias.

A natação para idosos além de proporcionar melhoras na vida desses, também promove melhorias na vida de quem os cerca. Então, o que você está esperando para começar a nadar, ou se for o caso, propor isso para quem você ama?

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

Previous article
Next article
ARTIGOS RELACIONADOS