Tudo Sobre Muay Thai Origem

Já se perguntou sobre o muay thai origem? Aliás, você costuma se perguntar sobre a origem de atividades físicas no geral? Devido a globalização, e não só em relação as atividades físicas, consequentemente acabamos praticando algumas coisas sem nem mesmo entender a origem.

Para se ter uma ideia, a prática do muay thai é milenar. E como algumas coisas evoluem, não poderia ser diferente com essa luta. A maneira como o muay thai era praticada antigamente é um pouco diferente do que é hoje.

Nos dias de hoje a luta é bem menos agressiva e além de ser praticada a nível competitivo por profissionais do ramo, também é praticado em academias com o intuito de promover uma melhor qualidade de vida.

Tudo Sobre Muay Thai Origem

Muay thai origem e a sua antiga finalidade

O muay thai origem é de descendência tailandesa, por isso há algumas variações no nome, como thai boxe ou boxe tailandês, por exemplo. A origem é na província de Yunnam, que fica localizada especificamente na China central.

Ok, mas se é boxe tailandês, o que a China tem haver? É que há muito tempo atrás, o povo tailandês migrou da China para outras terras para ter uma melhor qualidade de vida em relação a segurança, plantação e também liberdade.

Após a imigração, como os tailandeses se tratavam de minoria e ainda estavam bastante desestruturados, eles passaram a sofrer muitos ataques de províncias e reinos vizinhos. A alternativa foi se organizar e criar uma luta que garantisse a segurança das crianças e mulheres, o muay thai foi criado para ser mortal.

Muay thai origem, a evolução da luta

Após o muay thai origem, como tudo na vida, algumas coisas passam por evolução. E não foi diferente com o muay thai, inicialmente ele era muito parecido com o Kung Fu, que aliás foi criado na China, por isso a semelhança.

O muay thai antigo executava golpes com as palmas das mãos, pontas dos dedos e imobilização com as mãos para dominar o inimigo. Ao longo do tempo essas práticas foram evoluindo e se transformou na forma como a luta é conhecida nos dias de hoje.

Até a década de 20 os lutadores de muay thai não usavam nenhum tipo de proteção, nem mesmo as essenciais luvas. O que eles faziam para se proteger fisicamente era amarrar tiras de tecido nas mãos para que o membro não sofresse tanto impacto. Hoje essa condição é impossível. Também antigamente:

  • Os lutadores não eram divididos por peso e idade. Até porque a sua origem não tinha como finalidade o combate esportivo;
  • Como hoje existem protetores genitais, antigamente os lutadores usavam uma espécie de couro para se proteger;
  • Não havia intervalos durante as lutas e elas só acabavam com o nocaute do oponente, que poderia ser proveniente de uma grave lesão ou até mesmo morte.

 

O muay thai que é conhecido hoje

O muay thai origem foi evoluindo e acabou sofrendo influência do boxe inglês, mais especificamente em relação as regras. Foi necessário fazer isso pois como já foi citado, o muay thai era considerado o mortal, e para ser praticada a níveis esportivos, necessitava de adaptações.

Então, passou-se a ter divisão de pesos dos competidores como também o uso das luvas. Incluiu-se também os rounds, árbitro e juiz. Hoje, o muay thai é conhecido a nível mundial.

É tão famoso que assim como o MMA, por exemplo, há a existência de campeonatos com patrocínios milionários entre os competidores. Ou seja, passou a ser bastante rentável para o mundo da luta. Sem contar que é uma ótima alternativa de atividade física.

Gostou do conteúdo sobre muay thai origem? Comente o que achou e também compartilhe essas dicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here