Aulas Hidroginástica Terceira Idade

Os exercícios aquáticos são benéficos para os idosos, pois permitem que você exercite quase todos os grupos musculares sem fazer um grande esforço. Conheça mais sobre a hidroginástica terceira idade.

A hidroginástica é adequada mesmo para as pessoas com mobilidade reduzida, pois, estando submerso na água, o peso a ser movido diminui significativamente, e isso a torna uma atividade ideal para pessoas com mobilidade reduzida e para aqueles que estão em processo de reabilitação.

Além disso, a hidroginástica terceira idade tem efeitos terapêuticos nas articulações, músculos e sistema ósseo dos idosos e entre outros benefícios.

Aulas Hidroginástica Terceira Idade

Tudo sobre a hidroginástica terceira idade

A hidroginástica terceira idade é indicada para que os idosos que sofrem de problemas articulares e musculares fortaleçam ou relaxem os músculos.

  • Isso é algo que eles não conseguiriam praticando exercícios fora da água, devido à dor ou porque seriam incapazes de realizá-lo devido às suas dificuldades movimento.

Dessa forma, é sempre aconselhável complementar a atividade física de idosos com exercícios aquáticos, uma vez que a hidroginástica terceira idade tem efeitos terapêuticos nas articulações, músculos, ossos e entre outros benefícios.

Além dos benefícios da hidroginástica terceira idade para a saúde física das pessoas em geral, no caso dos idosos, as terapias aquáticas também influenciam positivamente o aspecto cognitivo.

  • Tudo isso porque a repetição da série de exercícios, a coordenação precisa para realizar determinadas ações e precisa se lembrar deles.

– Outra vantagem desses exercícios é que eles são praticados em grupo e incentivam a interação com outras pessoas, algo essencial para prevenir distúrbios emocionais, como a depressão.

Vantagens de praticar hidroginástica terceira idade

Se você gosta de água, você já tem um ótimo motivo para se exercitar neste meio, mas também perceba que ele traz outra série de vantagens se o compararmos com outras atividades físicas. Entre eles podemos destacar:

1- Menos esforço.

Praticamente toda a força que a gravidade exerce sobre o nosso corpo é reduzida na água, para que possamos nos mover com mais facilidade e trabalhar menos.

2- O risco de lesão é reduzido

Na água, nós ficamos mais seguros porque mesmo sem saber nadar bem, você pode se exercitar em uma piscina rasa ou à beira-mar.

Tudo isso sem o risco de afogamento e, no caso de queda, não será tão traumático quanto em uma superfície firme.

Mesmo assim, devemos estar cientes de nossas limitações e não tentar nos exercitar são desconfortáveis ​​e nos forçam a fazer um esforço, pois isso nos traria mais problemas, mesmo graves, do que benefícios à saúde.

3- Sensação de relaxamento

Desde que a temperatura da água da sua aula de hidroginástica terceira idade seja ótima, ou seja, em torno de 27-31 ºC, uma sensação agradável e relaxante será passada para seu corpo durante a atividade.

4- Maior facilidade para exercitar os músculos

Dentro da água durante a hidroginástica terceira idade, o exercício aeróbico e de força será mais fácil porque nossas articulações sofrem menos peso.

  • Além disso, apenas com a resistência que a água gera quando se move dentro dela, você já estará exercitando seus músculos.

5- Controle da temperatura corporal

Quando você está na água, ela irá evitar mudanças drásticas de temperatura e impedirá que o indivíduo sofra uma transformação e inversão de calor.

Conclusão

Agora que você conhece quais são os benéficos da aula de hidroginástica terceira idade, você não pode deixar de pensar em incluir essa atividade em sua rotina.

Principalmente os idosos, que precisam de uma atividade física para movimentarem o corpo.

Dessa forma, a aula de hidroginástica terceira idade pode ser encontrada na Academia Pratique fitness mais perto da sua casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here