Hidroginástica na gravidez – Muita qualidade de vida

0
690

Como muitas mulheres já devem imaginar, estar grávida é a realização de diversos desejos, e como essa é uma fase de alegria e de concretizações, é preciso ainda falar sobre as mudanças que ocorrem no corpo, as quais nem sempre são fáceis. Assim, a hidroginástica na gravidez vem sendo um grande alívio.

Segundo alguns professores de hidroginástica, as atividades realizadas na água proporcionam diversos benefícios, pois o impacto sobre as articulações é bem menor, além do fato da água reduzir a percepção do peso e ainda melhorar a circulação do sangue, o que ajuda na diminuição do inchaço.

Por isso, se você está grávida e deseja fazer alguma atividade física, mas ainda possui algumas dúvidas sobre qual exercício possui mais segurança nesses nove meses, saiba que a hidroginástica é uma das atividades que mais tem atraído as gestantes.

Benefícios da hidroginástica na gravidez

Em relação aos benefícios da hidroginástica na gravidez, essa é uma ótima forma de trabalhar todo o fortalecimento do abdômen e dos músculos do períneo, o que acaba ajudando muito no momento do parto. Além disso, tais movimentos na água acabam funcionando como uma forma de drenagem linfática.

Segundo alguns estudos realizados em Universidades, apontaram que a realização da hidroginástica pode contribuir muito ainda a diminuir as dores no momento do parto, diminuindo assim a quantidade e a necessidade da anestesia.

Quais cuidados a grávida deve tomar antes de começar a prática hidroginástica?

Assim como qualquer outra modalidade de atividade física, a realização da hidroginástica na gravidez, necessita da liberação médica, além de alguns cuidados, como ter cuidado com a temperatura da água para se evitar o aumento excessivo da temperatura corporal.

Além disso, ainda é preciso ter muito cuidado com todos os movimentos realizados dentro da água, para que não se provoque posteriormente dores nas costas ou até mesmo lesões mais graves.

É importante ainda que durante as aulas, os professores sempre se atentem a disposição e respiração das mulheres grávidas, pois se a sensação delas for muito cansaço, é porque ela pode ter exagerado nas atividades.

Outro fator é que se você não conseguir falar normalmente durante a realização das atividades, ou se encontra vermelhar e ofegante, é preciso que haja uma redução do ritmo dos exercícios ou você até pare de fazer.

Além disso, outra orientação muito importante é nunca ir nas aulas de hidroginástica de jejum, ou seja, mais de três horas sem comer, pois segundo alguns especialistas, eles sempre indicam que as gestantes tomem um bom café da manhã e cerca de uma hora antes da realização da hidroginástica.

Vale lembrar ainda, que além da alimentação antes da realização da hidroginástica, a gestante sempre tome muito líquido antes, durante e após a realização do exercício físico, pois assim evita-se a desidratação.

Portanto, se você está grávida e pensando em realizar alguma atividade física, é sempre importante que você lembre de todos os benefícios da hidroginástica na gravidez, pois como qualquer outra modalidade de atividade física durante a gestação, tal prática deve sempre ser liberada pelo médico.

Mas, de uma maneira geral, as gestantes são sempre liberadas para realizarem a hidroginástica logo no terceiro mês.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here