HomeNataçãoHidroginástica exercícios – Encontre os principais aqui

Hidroginástica exercícios – Encontre os principais aqui

Os exercícios aquáticos, ou seja, realizados na água, continuam ainda sendo a melhor opção para aqueles que estão buscando ganhar força muscular e resistência física. Assim, muitos estão em busca dos principais exercícios da hidroginástica.

A hidroginástica é capaz de ajudar muito no equilíbrio da saúde do corpo e apresenta uma lista enorme de benefícios. Porém, é sempre importante que exista um acompanhamento de um profissional para a realização da atividade.

Assim, a hidroginástica é um exercício muito completo e recomendado pelos médicos, principalmente devido ao fato de não causar qualquer impacto, melhorar a capacidade aeróbica, a flexibilidade, resistência cardiorrespiratória e a força muscular.

Saiba mais sobre os principais exercícios de hidroginástica

Os exercícios realizados na água, como a hidroginástica, ao bastante recomendados para todas as idades e apresenta como principal beneficio o fato de não produzir impacto, como é o caso das atividades que são realizadas em solo.

No entanto, é sempre importante que se tenha alguns cuidados antes de entrar na piscina e realize a hidroginástica, onde os movimentos são realizados em pé ou com acessórios que podem ajudar na flutuação.

Assim, o mais correto é realizar atividades com a água com uma altura que seja confortável, onde o indivíduo consiga fazer todos os seus exercícios com os pés bem fixados no fundo da piscina, sem o perigo se de afogar. Com isso, confira o passo a passo a ser seguido em uma aula de hidroginástica:

  • Primeiramente deve haver o aquecimento, pois os exercícios na água exigem que o corpo, como qualquer outra modalidade de atividade física, seja aquecido antes da prática da atividade.

Assim, o aquecimento é capaz de preparar, as articulações para que a sequência das atividades e garanta o aumento do metabolismo.

Assim, por exemplo, é indicado que exista alongamentos específicos para os grupamentos musculares que irão ser trabalhados.

Além disso, ainda pode ser realizado no aquecimento uma corrida ao invés de uma caminhada.

  • Após o aquecimento é indicado o uso de acessórios básicos que possam ser levados para a piscina, como a boia espaguete e os halteres, onde tais equipamentos garantem um melhor suporte de flutuação ou ainda aumentam a intensidade dos exercícios na água.

Além disso, caso não haja esses acessórios, é interessante procurar algo que possa ajudar na flutuação, como o uso de garrafinhas que tenham água dentro, como peso, por exemplo.

  • Como terceiro passo entra os exercícios, onde a indicação são alguns movimentos que podem ser realizados na piscina, como:
  • Abdominal na água;
  • Chute na água;
  • Elevação lateral na água, o qual é capaz de trabalhar os membros superiores, principalmente costas e ombros;
  • Por sim, você pode realizar o exercício de rosca simultânea, o qual já trabalha os membros superiores, mas especialmente os braços.

Portanto, a prática dos principais exercícios da hidroginástica, como os citados acima, como em qualquer modalidade de atividade física, é sempre necessária que exista um acompanhamento de um profissional capacitado para que ocorra a execução dos movimentos de forma correta, além ainda de evitar que haja lesões com a prática da hidroginástica.

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS