Hidroginástica para Idosos – Conheça já

0
2423

Atualmente, chegar na terceira idade já não é mais sinônimo de ficar em casa só assistindo televisão, pois é possível encontrar diversos idosos tendo uma rotina bastante ativa, e principalmente realizando a hidroginástica e cultivando outros hábitos saudáveis.

A hidroginástica na terceira idade é considerada como uma excelente opção para os idosos que estão buscando cuidarem dos seus corpos, além da saúde e também da mente.

Dessa forma, pode-se dizer que não é à toa que esse exercício é sempre recomendado pelos médicos tanto para os idosos, como muito também para as gestantes, pois a leveza dos movimentos e prazer que a prática dessa atividade proporciona não existe qualquer contraindicação.

Conheça mais sobre a hidroginástica para idosos

A hidroginástica para idosos é conhecida como atividades que são realizadas dentro da água, trabalhando a musculatura dos membros inferiores e superiores em uma única aula.

No entanto, muitos dos movimentos realizados na água necessitam do uso de equipamentos, como os espaguetes e as pranchas, os quais são normalmente disponibilizados nas próprias academias.

Já em relação a roupa indicada para a prática da atividade, não existe muito segredo, pois para as mulheres basta apenas usarem maiô e os homens sunga. Porém, é obrigatório o uso das toucas, para que proteja o cabelo e o couro cabelo, além ainda de preservar a higiene dentro da piscina.

Benefícios para idosos

Normalmente, com o avanço da idade, o organismo do indivíduo acaba sofrendo diversas mudanças que não são muito boas, como o declínio da densidade dos ossos, diminuição da capacidade aeróbica e perda da musculatura, além ainda do equilíbrio que é afetado e da redução do ritmo.

No entanto, é possível que se desacelere tal processo de envelhecimento e degeneração orgânica tendo uma alimentação adequada, sempre buscando exercitar a mente e praticar exercícios físicos corretamente, como a hidroginástica.

A hidroginástica para idosos é considerada como uma atividade extremamente recomendada, pois é capaz de trazer inúmeros benefícios para o corpo e para a pessoa, sem que se gere impactos ruins.

Normalmente, ela é mais recomendada para os idosos, devido a água diminuir o impacto das atividades e não ter qualquer risco de queda, o que pode ocasionar em danos a aqueles que possuem uma idade mais avançada.

Dessa forma, é possível então exercitar e ainda fortalecer o corpo sem que qualquer efeito prejudicial ocorra, como o fato de forçar as articulações, por exemplo. Sendo assim, confira abaixo, quais são os principais benefícios que a hidroginástica pode oferecer aos idosos, como:

  • A hidroginástica garante uma enorme melhora no condicionamento cardiovascular;
  • Ela é capaz ainda de ativar a circulação sanguínea;
  • A atividade física aumenta muito a funcionalidade de todo o sistema respiratório;
  • Garante o fortalecimento da musculatura;
  • Além ainda de garantir a melhora a flexibilidade;
  • É capaz de desenvolver a coordenação motora e também o equilíbrio;
  • E, por fim, realiza toda a manutenção da densidade dos ossos.

Além ainda de todos esses benefícios, a hidroginástica na terceira idade ainda é capaz de acabar com a ansiedade e a depressão, pois com a prática dos exercícios, a endorfina é liberada, a qual é uma substância orgânica capaz de causar aquela sensação de prazer e de satisfação.

Portanto, os idosos que realizam com frequência a hidroginástica juntamente com uma reeducação alimentar, conseguem alcançar não somente saúde, mas também muita alegria e bem-estar, o que melhora a qualidade de vida.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here