HomeNatação para bebêsCuriosidades- Os Bebês Já Nascem Sabendo Nadar? Mito Ou Verdade?  

Curiosidades- Os Bebês Já Nascem Sabendo Nadar? Mito Ou Verdade?  

Está sem tempo de ler? Ouça no player abaixo.


 

Os seres humanos nascem com alguns instintos, habilidades “embutidas”. Mas será que os bebês já nascem sabendo nadar? Esse é um desses casos de habilidade nata, ou não passa de um mito?

É verdade que o útero funciona como uma piscininha, uma bola do líquido amniótico no qual o feto está mergulhado. Porém, não há espaço suficiente para se mexer direito nos últimos dias de gestação, quer dirá para nadar.

Mas, é verdade que no decorrer da gravidez o bebê se movimenta bastante. Ele parece dar cambalhotas, e literalmente faz diversos giros dentro do útero. Tudo isso submerso – então, será que os bebês já nascem sabendo nadar graças a essa experiência?

Será Que Os Bebês Já Nascem Sabendo Nadar?

Bom, embora esse seja um assunto amplamente explorado muitas pessoas acreditam que sim, os bebês já nascem sabendo nadar, mas isso é um mito. As crianças não nascem com essa habilidade.

Embora faça diversos movimentos no saco amniótico (a bolsa onde o bebê fica dentro do útero), ele não está necessariamente nadando.

Especialistas explicam que o bebê faz movimentos espontâneos, e sem nenhum controle. Isso não pode ser chamado de nado!

Além disso, existe uma outra questão que precisa ser considerada. Quando o bebê nasce ele não possui nem coordenação para nadar, nem força suficiente para manter a cabeça fora da água.

  • Bebês fazendo movimentos de nado:

Você provavelmente já viu por aí algumas imagens de bebês se debatendo na água, como se nadassem no estilo “cachorrinho”. O que acontece é que as crianças logo que nascem possuem, sim, uma familiaridade com a água.

Ela não é absolutamente assustadora, pois, ainda existe uma memória a respeito daquele ambiente, mas não sabe como nadar.

Precisamos ainda destacar que, outro fator que esclarece que “bebês já nascem sabendo nadar” é um mito é o fato de que eles não podem controlar a respiração, então não poderiam nadar.

Quando os bebês podem começar a nadar?

A introdução dos bebês em piscina pode ocorrer bem cedo, por volta dos 6 meses. Nessa idade eles já farão proveito das aulas, pois poderão melhorar os movimentos e a coordenação motora.

Também é importante destacar que aos 6 meses o bebê já tomou todas as vacinas indicadas para esse primeiro ano, então está mais protegido e seu sistema imunológico está mais desenvolvido.

Então, ainda que dizer que “bebês já nascem sabendo nadar” seja uma mentira, podemos afirmar que é possível introduzir isso na vida das crianças muito cedo, e que os benefícios serão diversos.

Quais São Os Benefícios Da Natação Para Os Bebês?

Os benefícios da natação para bebês são inúmeros. É uma atividade que consegue ajudar em diferentes aspectos, e pode promover um crescimento forte e saudável.

  • Atividade física:

As atividades físicas são excelentes para o corpo humano em qualquer etapa da vida. Por isso, praticar natação ainda na infância ajudará o corpo a se manter ativo além de evitar diversos problemas de saúde como obesidade, problemas respiratórios e motores.

  • Vínculo familiar:

As aulas de natação promovem um momento de interação e vínculo muito importantes para as crianças e para seus pais. Isso porque obviamente a aula para crianças muito pequenas é acompanhada dos pais ou responsáveis.

É um meio interessante de estreitar os laços e tornar os vínculos afetivos ainda mais fortes, fazendo com que o bebê se sinta seguro nos braços da mãe ou do pai.

  • Problemas respiratórios:

A natação ajuda a conter diversos problemas respiratórios. É uma atividade que treina os pulmões e todo o trato respiratório, melhora a oxigenação do corpo, e estimula o controle respiratório.

Então, mesmo que dizer que bebês já nascem sabendo nadar seja um mito, é importante ressaltar que existem diversos benefícios relacionados a essa atividade. Encontre mais informações no site da Pratique Fitness.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS