HomeAcademiaCONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA ENTRAR NA ACADEMIA: UM GUIA PRÁTICO!

CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA ENTRAR NA ACADEMIA: UM GUIA PRÁTICO!

Entrar na academia pode parecer uma imersão em um universo novo e complexo, mas com as orientações certas, essa jornada pode ser encarada com confiança.

Este guia prático destaca as condições essenciais para iniciar sua trajetória na musculação, proporcionando uma visão única e inovadora.

Conte com a Pratique!
Conte com a Pratique!

O que é preciso para entrar na academia?

Os testes obrigatórios são o eletrocardiograma, hemograma completo, glicemia de jejum, ureia e creatinina, lipidograma completo, ácido úrico, hepatograma, exame de urina e de fezes. Se o paciente possuir mais de 60 anos, teste de esforço¸ ecocardiograma de estresse e cintilografia também são essenciais.

Quem pode entrar na academia?

Certas academias de rede requerem pelo menos 14 anos para que você se matricule, enquanto outras já podem permitir que a partir dos 6 anos você possa se exercitar.

Qual é a idade mínima para fazer academia?

A partir dos 12 anos, pode-se fazer musculação mesmo em um processo que ainda está em crescimento. Para que a musculação seja danosa nessa fase, teria que ser um treino de hipertrofia, enquanto a criança ainda não terminou todo o processo de crescimento e de maturação.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

Condições necessárias para entrar na academia: um guia prático!
Condições necessárias para entrar na academia: um guia prático!

Compreendendo os fundamentos da musculação: sua base sólida para o sucesso!

Antes de dar o primeiro passo na academia, é crucial internalizar os princípios fundamentais da musculação. Essa base sólida não apenas orientará seu treinamento, mas também assegurará uma progressão segura e eficaz ao longo do tempo.

Forma e técnica: a chave para evitar lesões e maximizar resultados!

A forma correta é vital para evitar lesões e garantir que seus músculos sejam trabalhados de maneira eficiente. Dedique tempo ao aprendizado e aprimoramento da técnica antes de considerar aumentar a carga, priorizando qualidade sobre quantidade.

Progressão gradual: menos pode ser mais!

Ao contrário da ideia convencional de levantar grandes pesos desde o início, na musculação, a progressão gradual é a chave. Comece com cargas leves e aumente gradualmente à medida que sua força se desenvolve, evitando sobrecargas prejudiciais.

Descanso e recuperação: elementos indispensáveis!

Tão cruciais quanto os treinos em si, o descanso adequado e a recuperação permitem que seus músculos cresçam e se preparem para os desafios futuros. Não subestime a importância desse período de revitalização.

Criando seu plano de treino: personalização para o sucesso duradouro!

A construção de um plano de treino personalizado é um passo crítico. Deve ser equilibrado, abrangendo todos os grupos musculares principais e adaptado à sua programação e nível de condicionamento físico.

Seleção de exercícios: escolhas estratégicas para resultados eficientes!

Escolher os exercícios certos é crucial. Dê preferência aos compostos, que trabalham vários grupos musculares simultaneamente, maximizando seu “retorno sobre o investimento” em termos de tempo e esforço.

Vem pra Pratique ser feliz e saudável!
Vem pra Pratique ser feliz e saudável!

Nutrição: o alicerce inabalável para o sucesso na musculação!

A nutrição desempenha um papel vital na musculação, acelerando a recuperação, promovendo o crescimento muscular e otimizando o desempenho do treino.

Proteína: Ingestão de 1,6-2,2g por kg de peso corporal diariamente é crucial para a construção e reparação muscular.

Carboidratos: Fornecem energia e auxiliam na recuperação; escolha fontes de qualidade.

Hidratação: Mantenha-se bem hidratado para otimizar o desempenho e recuperação.

Ficando consistente: o segredo para o sucesso duradouro!

Consistência é a chave mestra na musculação. Manter regularidade no treino, na alimentação e no descanso garante progresso constante.

Estabelecer uma rotina: facilitando a consistência!

Desenvolver uma rotina de treino que se ajuste à sua programação diária facilita a consistência, tornando a musculação parte integrante do seu estilo de vida.

Definir metas realistas: o impulso para a motivação contínua!

Metas realistas e mensuráveis mantêm a motivação. A progressão leva tempo; celebre pequenos avanços e mantenha o foco no longo prazo.

Pedir ajuda quando necessário: uma ferramenta poderosa!

Não hesite em buscar orientação. Seja um personal trainer, um amigo experiente, ou uma comunidade online, recursos estão disponíveis para apoiar sua jornada.

Compreender essas condições essenciais não apenas facilitará sua entrada na academia, mas também estabelecerá as bases para uma jornada na musculação cheia de sucesso e realização.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Condições necessárias para entrar na academia: um guia prático!
Condições necessárias para entrar na academia: um guia prático!

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

 

Faça sua matrícula!
Faça sua matrícula!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS