HomeAbdominalCOMO MELHORAR SUA POSTURA COM EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS?

COMO MELHORAR SUA POSTURA COM EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS?

Manter uma postura adequada vai além da mera preocupação estética; trata-se de um elemento fundamental para a saúde holística do corpo.  Não apenas contribui para uma aparência mais confiante e saudável, mas também desempenha um papel crucial na prevenção de dores e lesões nas costas, pescoço e ombros.

Compreender e praticar técnicas específicas de exercícios pode ser a chave para cultivar uma postura mais equilibrada e saudável, proporcionando não apenas benefícios físicos, mas também um bem-estar geral duradouro.

Vem pra Pratique ser feliz e saudável!
Vem pra Pratique ser feliz e saudável!

Qual atividade física melhora a postura corporal?

Ao fazer musculação, a pessoa fortalece os músculos do core (músculos da região abdominal e lombar) e, assim, oferece mais estabilidade e suporte para a coluna. Isso, consequentemente, favorece a postura corporal, diminuindo as dores nas costas e corrigindo os desequilíbrios musculares.

Como treinar a postura corporal?

Sente-se com os joelhos dobrados e glúteos apoiados nos calcanhares. Mantenha as costas e pescoço alinhados, com olhar para frente. Erga os braços acima da cabeça e leve-os para frente o máximo que puder, deixando o tronco paralelo ao chão. Mantenha a posição por 30 a 60 segundos.

O que é bom para alinhar a coluna?

Deite de barriga para cima com as pernas dobradas. Posicione um tubo de PVC (de 1 m x 10 cm) no chão e deite sobre ele, na vertical, com o apoio de toda a coluna e da cabeça. Mantenha as pernas dobradas. Abra os braços em cruz e mantenha cotovelos fixos no chão.

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

Como melhorar sua postura com exercícios específicos?
Como melhorar sua postura com exercícios específicos?

Confira algumas técnicas específicas que podem ajudar você a melhorar sua postura!

Encolhimento de ombros: Fique em pé com os pés na largura dos ombros. Eleve os ombros em direção às orelhas, mantendo os braços retos. Segure por um segundo e relaxe os ombros de volta à posição inicial. Repita por 10-15 vezes.

Retração escapular: Sente-se ou fique em pé com os braços estendidos na altura dos ombros. Puxe os ombros para trás e para baixo, contraindo os músculos entre as escápulas. Mantenha essa posição por alguns segundos e depois retorne à posição inicial. Repita por 10-15 vezes.

Prancha: Deite-se de bruços com os antebraços apoiados no chão e os cotovelos alinhados com os ombros. Levante o corpo, apoiando-se nos antebraços e nos dedos dos pés, mantendo uma linha reta dos calcanhares aos ombros. Engaje os músculos abdominais e das costas para manter a posição. Segure por 30 segundos a 1 minuto e relaxe. Repita por 2-3 séries.

Vem ser Pratique!
Vem ser Pratique!

Extensão da coluna: Deite-se de bruços com os braços estendidos para a frente. Levante o tronco do chão, mantendo os quadris no chão, concentrando-se em estender a coluna vertebral e contrair os músculos das costas. Segure por alguns segundos e abaixe lentamente de volta à posição inicial. Repita por 10-15 vezes.

Alongamento do peito: Fique em pé em frente a uma parede ou portal. Coloque os braços na altura dos ombros contra a superfície e dê um passo à frente com um dos pés. Incline o corpo para a frente até sentir um alongamento suave no peito e nos ombros. Mantenha a posição por 30 segundos a 1 minuto e troque de lado. Repita algumas vezes em cada lado.

Alongamento dos flexores do quadril: Ajoelhe-se em um joelho com o outro pé à frente, formando um ângulo reto com o joelho. Empurre os quadris para frente até sentir um alongamento na parte frontal da coxa e do quadril. Mantenha a posição por 30 segundos a 1 minuto e troque de lado. Repita algumas vezes em cada lado.

Praticando regularmente esses exercícios, você fortalecerá os músculos das costas, ombros e abdominais, enquanto alonga os músculos do peito e dos flexores do quadril. Isso ajudará a melhorar sua postura ao longo do tempo. Lembre-se de manter uma boa técnica e consulte um profissional de saúde se tiver preocupações específicas com sua postura ou saúde musculoesquelética. Com dedicação e consistência, você pode alcançar uma postura mais saudável e equilibrada.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Como melhorar sua postura com exercícios específicos?
Como melhorar sua postura com exercícios específicos?

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

 

Eu quero fazer parte da Pratique!
Eu quero fazer parte da Pratique!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS