HomeAcademiaCOMO MANTER A DISPOSIÇÃO PARA OS TREINOS APÓS OS 50?

COMO MANTER A DISPOSIÇÃO PARA OS TREINOS APÓS OS 50?

Manter-se ativo e saudável ao longo dos anos é uma aspiração comum a pessoas de todas as faixas etárias. Contudo, à medida que ultrapassamos a marca dos 50 anos, essa busca por vitalidade ganha uma importância ainda maior.

Nessa fase da vida, ajustar a maneira como encaramos o exercício físico torna-se crucial não apenas para manter a disposição, mas também para preservar a funcionalidade e o bem-estar geral do corpo.

Orientação Nutricional!
Orientação Nutricional!

Qual o melhor exercício físico para pessoas acima de 50 anos?

Quando pensamos nas atividades mais indicadas para quem está com 50 anos ou mais, Márcia explica que, pode-se dizer que exercícios com peso, seja ele musculação ou funcional, responsáveis por provocar um certo “impacto”, são os mais indicados para o fortalecimento não só dos músculos, mas também dos ossos e tendões.

Como conseguir um corpo definido depois dos 50 anos?

Musculação, pilates, caminhada, corrida e bicicleta são boas opções. O ideal é realizar 150 minutos semanais de exercícios.

Quais os benefícios da creatina após os 50 anos?

Ao ajudar no aumento da massa muscular, a suplementação de creatina também auxilia no equilíbrio do idoso. Como vimos, o envelhecimento causa a perda muscular e óssea, reduzindo a mobilidade da pessoa e aumentando o risco de quedas e desequilíbrios.

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

Como manter a disposição para os treinos após os 50?
Como manter a disposição para os treinos após os 50?

Confira abaixo como manter a disposição para os treinos após os 50!

Priorize exercícios integrados: Opte por exercícios que envolvam membros superiores e inferiores simultaneamente. Essa abordagem maximiza a participação de músculos, promovendo aumento de força e coordenação. Esses movimentos replicam gestos funcionais do dia a dia, como correr, sentar e levantar.

Foque em exercícios de mobilidade: A falta de mobilidade é uma causa comum de sentir-se fora de forma. Dedique tempo a exercícios de mobilidade, utilizando ferramentas como rolos de espuma (Foam Roller) por 5 a 10 minutos diários. Preservar a mobilidade é mais fácil do que recuperá-la.

Variação: Introduza variedade em seu treinamento e divirta-se. À medida que envelhecemos, a versatilidade do programa de exercícios torna-se crucial para manter o condicionamento físico. Pratique seu esporte favorito e experimente outros para manter o treinamento envolvente.

Fortaleça o Core: Concentre-se na parte central do corpo para facilitar a transferência de energia entre membros superiores e inferiores. O trabalho nessa área ajuda a resistir à extensão e rotação do tronco.

Adicione saltos à rotina: A pliometria, ou ciclo alongamento–encurtamento (CAE), é eficaz para o desenvolvimento da potência muscular. Adicione pequenos saltos à sua rotina para preservar a capacidade de utilizar o CAE de maneira efetiva.

Escolha sua unidade e faça sua Bioimpedância!
Escolha sua unidade e faça sua Bioimpedância!

Não subestime o treino cardiorrespiratório: Incorpore regularmente atividades como caminhada, corrida, natação ou ciclismo para melhorar a saúde cardiorrespiratória. Essas práticas contribuem para manter níveis saudáveis de açúcar, colesterol e triglicerídeos.

Alongue-se diariamente: Além dos exercícios de mobilidade, inclua alongamentos diários para preservar a amplitude de movimento, prevenir o encurtamento muscular e manter uma postura saudável.

Desenvolva agilidade: O treinamento de agilidade é crucial para a autonomia funcional, preparando para tarefas rápidas e inesperadas do cotidiano.

Aprimore a coordenação: Movimentos coordenados não apenas aumentam o desempenho, mas também resultam em menor gasto calórico e facilitam a execução de atividades complexas.

Invista no equilíbrio: O treinamento de equilíbrio é vital em todas as idades, prevenindo quedas e fraturas. Mesmo atletas devem incorporar exercícios que promovam o equilíbrio para evitar desgastes articulares.

Seguindo essas dicas, é possível manter-se ativo e disposto após os 50, desafiando a ideia de que a idade é um obstáculo para uma vida saudável. Ao integrar esses princípios em sua rotina, você estará no caminho certo para uma jornada de envelhecimento ativo e pleno.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Como manter a disposição para os treinos após os 50?
Como manter a disposição para os treinos após os 50?

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

 

Vem ser Pratique!
Vem ser Pratique!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS