A aula de hidroginástica é uma alternativa de atividade física com menos impacto físico. Isso, consequentemente, acaba sendo uma ótima opção para quem deseja manter o ritmo de exercícios diários ou até mesmo tratar uma lesão.

Pois devido a forma que ela trabalha todo o corpo e dependendo até mesmo da temperatura da água, a hidro pode tratar pessoas com artrite, por exemplo. É justamente por isso que a atividade costuma ser bastante popular na terceira idade, o que não é uma regra.

Pessoas de todas as idades podem praticar e aproveitar os diversos benefícios que a hidroginástica oferece. Confira as dicas e garanta uma atividade física segura e com eficácia.

3 Dicas Sobre Aula De Hidroginástica

A prática da aula de hidroginástica

A aula de hidroginástica costuma ser bastante animada, pode ter música e o professor ajuda a manter o foco dos alunos. É uma ótima atividade para desenvolver um círculo social pois se trata de exercício em grupo.

Os movimentos da hidro envolvem todo o corpo, não é uma atividade que foca somente no abdômen e glúteos, por exemplo. Por isso ela acaba sendo uma boa opção para manter todo o corpo ativo. A hidroginástica permite uma queima calórica de até 100 calorias.

Com a duração de até 1 hora, desde pessoas idosas até mesmo crianças numa idade mais independente podem fazer hidroginástica. Sem contra também que é uma ótima atividade física para as mulheres grávidas, justamente por ter menos impacto e não colocar a integridade da mãe e do bebê em risco.

3 dicas para fazer aula de hidroginástica

Finalmente chegando ao que realmente se interessa, a aula de hidroginástica, assim como qualquer outra prática de exercícios físicos, precisa ser feita com muita atenção e algumas técnicas que ajudam no desempenho da aula e dos resultados.

Confira as dicas. E se você já faz hidro e ainda não as colocou em prática, se atente. Agora, caso você ainda vai começar, aproveite para iniciar da forma correta:

  1. Alimentação

De sabedoria popular, alimentação pesada e água não combinam, e isso deve ser mantido em relação a prática de hidro. Além do próprio desconforto de se estra de barriga “cheia” existe também o risco de enjoos, por exemplo.

E quando se fala da relação de alimentação e hidroginástica as observações não são somente essas. Tenha uma alimentação balanceada e que potencialize os resultados de se praticar hidro.

  1. Foco nos movimentos

Por ser um exercício feito na água, muitas pessoas se rendem ao relaxamento e acabam não dando tanta importância aos movimentos corretos dos exercícios. Resumindo, elas fazem o famoso corpo mole.

Fazer corpo mole não traz resultados no emagrecimento e em qualquer outra área da saúde relacionada a hidro, por isso, se esforce e preze por fazer a atividades por completo.

  1. Trabalhe a respiração

Novamente, como em qualquer outra atividade física, muitas pessoas não se atentam para a respiração. O resultado disso pode ser náuseas e até dores de cabeça. Até elas fazerem associação da irregularidade da respiração com os sintomas citados, já se forma dias de respiração errada.

Por isso o foco será o seu amigo, é preciso fazer o exercício direito, respirar corretamente e ainda manter o ritmo. Ou seja, além de beneficiar o corpo, a hidro também é um exercício para a mente.

Dica bônus

A aula de hidroginástica pode ser muito mais eficaz se você fizer alongamentos antes de entra na piscina e após sair da água. Sem contar que é um ótimo método para evitar câimbras.

Os alongamentos podem ser movimentos simples e geralmente o professor cobra isso dos alunos praticantes de hidro, muitas vezes o alongamento é até feito em grupo antes de todos caírem na água.

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