Você sabe o que é colesterol? É uma gordura presente em nosso corpo que é responsável por várias funções essenciais, como por exemplo, a formação dos hormônios. Mesmo tendo grande importância no processo de funcionamento do nosso organismo, o seu excesso no sangue pode causar uma série de problemas de saúde. As doenças cardiovasculares são mais propensas para quem tem colesterol alto.
Neste post vamos falar dos sintomas e como as atividades físicas podem ajudar no combate ao colesterol alto. Não deixe de conferir!
Colesterol alto
Por mais que seja prejudicial, o colesterol alto não costuma apresentar sintomas. Esse risco silencioso faz com que as pessoas fiquem mais atentas, sendo que é necessário fazer exames laboratoriais para a constatação do problema.
O excesso de colesterol faz com que se forme no corpo humano uma placa de gordura, que é chamada de ateroma, sendo assim a circulação adequada do sangue é interferida e bem dificultada.
As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no Brasil e o colesterol alto está diretamente ligado ao risco de desenvolvimento desse tipo de doença.
O colesterol alto pode ser resultado de vários fatores. Podemos destacar:
- Consumo em excesso de álcool;
- Consumo de cigarros;
- Insuficiência renal;
- Uso de anabolizantes sem orientações médicas;
- Histórico familiar;
- Alimentação inadequada.
Vale ressaltar que indivíduos com histórico familiar devem ter cuidados especiais, uma vez que eles possuem maiores chances de serem afetados pela doença.
O tratamento para o colesterol alto se baseia em alterações alimentares e na prática regular de atividades físicas.
Como as atividades físicas podem ajudar no combate ao colesterol alto?
A prática de atividades físicas influencia diretamente no bem-estar do nosso organismo, como melhora na respiração, na autoestima, no sono e no metabolismo. Sendo assim, além de trazer benefícios, ela previne doenças, como obesidade e o colesterol alto.
O combate ao colesterol alto pode ter efeito imediato, ou em longo prazo, o ideal mesmo é ter persistência na prática das atividades físicas. Esse hábito vai melhorar o nível da taxa do seu colesterol.
Quais os melhores exercícios para a redução do colesterol alto?
- Caminhada: A facilidade dessa prática de exercício é um diferencial, então você deve adequá-la à sua rotina. O ideal é caminhar 30 minutos no mínimo 3 vezes por semana.
- Natação e hidroginástica: Fazer exercícios aquáticos reduz os riscos de lesão e ainda proporciona uma maior facilidade na execução dos movimentos. Três vezes por semana é o ideal.
- Bicicleta: Você pode optar por aulas de spinning, que é uma modalidade das academias com movimentos mais puxados. Essa prática vai acelerar os resultados, quando feita no mínimo duas vezes por semana.
A prática de atividades físicas é ideal para todas as pessoas. Independente se você tem o colesterol alto ou não, comece já a praticar exercícios, pois, assim você terá uma maior qualidade de vida, além de se prevenir contra várias doenças.
Ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário.