Começar a entender tudo sobre o jiu jitsu movimentos é fundamental para começara a se familiarizar com a luta. As lutas marciais golpes nos mostram que há muita estratégia por trás das execuções, por isso, é necessário que se destine muita atenção na hora de estuda-los.
O jiu jitsu é uma arte marcial japonesa que utiliza técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. É considerado uma das artes marciais mais tradicionais, criada por monges budistas e aperfeiçoada e popularizada por samurais japoneses.
No Brasil teve sua popularização graças a Carlos Gracie, que dominou a arte como ninguém. Até hoje a família Gracie é condecorada e lembrada por sua tradição que criou em volta do Jiu-Jitsu.
Entenda tudo sobre o jiu jitsu movimentos
Como modalidade esportiva, o objetivo principal de cada um dos lutadores consiste na derrubada de seu oponente, bem como na imobilização. Dessa forma, pode-se dizer que não são usados objetos para a prática desse esporte, e sim apenas o próprio corpo.
É exigido apenas que os participantes estejam vestindo a roupa adequada. Trata-se de um kimono, de cor preta, azul ou branca, composto por um paletó e uma calça. As lutas são realizadas em um espaço quadrado denominado tatame, cujas medidas variam de 64 a 100 metros quadrados.
Mesmo sendo uma luta tão popular, até mesmo entre os brasileiros, o jiu-jitsu não é uma modalidade dos Jogos Olímpicos. Confira tudo sobre o jiu jitsu movimentos:
-
Projeção ou queda
É qualquer desequilíbrio causado ao oponente que o leve ao chão.
-
Passagem de guarda
É quando o lutador se encontra em cima do adversário, estando entre suas pernas, e passa para o lado do adversário, ficando em posição transversal e mantendo-o dominado.
-
Joelho na barriga
É quando um lutador está por cima de seu adversário e põe o joelho sobre sua barriga, imobilizando-o.
-
Montada:
É quando o lutador monta em seu adversário tendo seus joelhos e seus pés no solo Pegada pelas costas: Movimento em que o lutador pega seu adversário pelas costas utilizando os pés.
-
Raspagem
Movimento em que o lutador está por baixo, com o adversário entre suas pernas, e consegue inverter as posições.
Tudo sobre o jiu jitsu movimentos, qual a necessidade da criação?
Um fator importante para entender tudo sobre o jiu jitsu movimentos é entender o porquê da criação dos movimentos. A estratégia era fundamental, entre os séculos 11 e 19, para os samurais enfrentarem, até sem espada, adversários com armaduras pesadas.
Com a grande leva de imigração para a Europa e as Américas, no começo do século 20, a arte marcial ganhou o mundo. Antes disso, era crime punido com a morte ensinar jiu-jítsu a não japoneses. Era considerado um segredo militar.
Afastados das raízes, os novos mestres criaram estilos como o judô e o aikido como já citamos no início deste artigo, por aqui, a família Gracie desenvolveu o “jiu-jítsu brasileiro”, que é o mais praticado no mundo.
Movimentação é diferente de golpe
Para que você possa entender de vez tudo sobre o jiu jitsu movimentos, é necessário que você saiba diferenciar movimentação de golpe. É comum que praticantes iniciantes façam essa associação, e de fato tem, pois sem movimentação adequada, não há execução de golpe perfeito.
Alguns dos golpes de jiu jitsu são:
-
Queda e triangulo;
-
Omoplata;
-
Mata leão;
-
Mão de vaca;
-
Gravata técnica;
-
Estrangulamentos;
-
Chaves de braço;
-
Armlock.
Gostou de saber tudo sobre o jiu jitsu movimentos? Comente o que achou e compartilhe essas informações com os amigos.