Diferenças Entre Jiu Jitsu Kung Fu

0
98
Diferenças Entre Jiu Jitsu Kung Fu

Quais as diferenças entre jiu jitsu Kung Fu? As lutas marciais possuem distinções gritantes que vão desde a origem até a execução dos golpes, defesas, filosofia, enfim.

As artes marciais chinesas, conhecidas no Ocidente como Kung Fu e em chinês Wu Shu, são as artes marciais provenientes do Extremo Oriente e datam de cerca de 2000 a.C., durante a dinastia Xia.

Já o Jujutsu, mais conhecido na sua forma ocidentalizada Jiu jitsu, é uma arte marcial japonesa que utiliza técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente.

Diferenças Entre Jiu Jitsu Kung Fu

As diferenças entre jiu jitsu Kung Fu afetam a visibilidade de cada uma

As diferenças entre jiu jitsu Kung Fu não são poucas, e, mas mesmo assim, muita gente ainda confunde os dois tipos de luta. E como já citamos na introdução, a origem de cada uma é bem diferente, suas técnicas são distintas até e mesmo suas filosofias não são as mesmas.

Sem contar que no decorrer da história, além do país de origem, cada umase sobressaiu em determinada região. No brasil, podemos dizer que há mais praticantes de jiu jitsu do que praticantes de kung Fu. Isso é bem nítido, o número de academias que oferecem o jiu jitsu é bem alto em relação ao Kung Fu.

Talvez os torneios de MMA (mistura de artes marciais) também tenham contribuído bastante para a diferenciação dessas lutas, pois, dentro dessa mistura, cada praticante decide quais técnicas irá usar contra o oponente, e é nesse momento que é possível identificar as diferenças.

Básicas diferenças

Para que você entenda as diferenças entre jiu jitsu Kung Fu, pontuamos algumas ressalvas importantes, confira:

  • Distinções na origem

O Jiu-Jitsu, em primeiro lugar, possui uma história muito mais curta, porém cheia de detalhes e até de versões diferentes para a sua criação. A versão principal conta que ele foi desenvolvido pelos japoneses nas escolas de samurais, como opção para derrotar os oponentes caso um samurai ficasse desarmado.

Séculos depois ele foi trazido para o Brasil, primeiro país a influenciar a luta com sua identidade e transformá-la em uma versão brasileira, com técnicas trazidas pela família Gracie.

Enquanto isso, o Kung Fu foi desenvolvido em guerras internas na China, há 4 mil anos atrás, e foi utilizado para a derrota de várias dinastias e sucesso de outras, ganhando cada vez mais espaço na China e, anos depois, no mundo.

  • Diferenças nas técnicas

No Jiu-Jitsu as técnicas predominam na luta de chão, mas não somente. Além disso, elas visam sempre a defesa pessoal, e buscam imobilizar o oponente sem machucá-lo, com a intenção de levá-lo à desistência, usando sua força contra ele próprio.

E, do outro lado, temos o Kung Fu, construído com técnicas e movimentos de luta que se assemelham aos movimentos e comportamentos dos animais.

É uma luta que imita a natureza e que observa a habilidade de diversos animais, como Garça, Louva-Deus, Tigre, Macaco, dentre outros, para incorporá-la nos ataques. Ela também é uma luta que preza pelo controle da respiração.

  • Distinções na filosofia

Enquanto o Jiu-Jitsu busca tirar o foco da força bruta e usar a inteligência para compor seus movimentos, o Kung Fu utiliza, sim, a força, mas apenas para canalizar a energia e aumentar a concentração.

Além disso, o Kung Fu tem essa conexão com os movimentos dos animais e também sempre busca a harmonia entre as coisas, como o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Diferenças Entre Jiu Jitsu Kung Fu

Há semelhanças entre jiu jitsu e kung fu?

Sim, o Jiu-Jitsu e o Kung Fu, apesar de diferentes, se assemelham quanto ao objetivo. Afinal, ambas as lutas são lutas de defesa, que não focam em derrotar o adversário, mas sim buscar uma forma de mostrar sua habilidade para sair ileso.

Gostou do conteúdo sobre as diferenças entre jiu jitsu Kung Fu? Comente o que achou e compartilhe com conhecidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here