Se você quer ganhar massa muscular praticando exercícios dentro da água deve estar se perguntado se a natação dá músculos. Mesmo sendo uma das modalidades mais tradicionais, muitas dúvidas ainda existem sobre seus efeitos.
A busca pela definição muscular é recorrente entre a maioria das pessoas, independente do sexo e da idade. O grande problema é que a musculação propriamente dita pode não ser uma opção atrativa.
Isso porque ela é considerada entediante e pouco dinâmica para alguns, fazendo com que estes busquem por alternativas. A natação sempre aparece como um exercício interessante, pois é dinâmico e proporciona diversos benefícios.
A natação dá músculos
A resposta para essa questão é muito simples: sim, a natação dá músculos. O problema é que os membros superiores (costas e braços) são um pouco mais trabalhados que os membros inferiores (pernas).
O ganho de massa magra e definição muscular em pessoas que sempre marcam presença nas aulas de natação é evidente e muito característico. Os ombros, por exemplo, ficam mais largos e desenvolvidos.
Mas uma questão precisa ser levantada: só irá ganhar músculos quem se dedicar aos treinos e quem mantiver uma dieta saudável (e rica em proteínas, principalmente).
Nenhuma atividade física causa um ganho de massa muscular significante caso ela não seja praticada com dedicação. A natação não fica fora dessa, então saiba que precisará comparecer aos treinos e dar o melhor de si.
Normalmente as aulas têm uma hora de duração, podendo chegar até uma hora e meia. A frequência semanal varia de duas a três vezes na semana, sendo que os iniciantes normalmente optam pela primeira opção.
Benefícios da natação
A natação dá músculos, como nós já contamos a você, mas os seus benefícios vão muito além do ganho de massa magra. As vantagens de praticar exercícios físicos são as mais diversas:
- Gasto calórico – e a consequente perda de peso. Uma aula de uma hora pode chegar a queimar 500 calorias. Essa taxa é maior que a média das outras atividades.
- Definição muscular. A natação é uma ótima aliada para a definição do tônus muscular.
- Melhora o desempenho do sistema cardiorrespiratório e também o sistema imunológico.
- Melhora a flexibilidade e amplitude de movimento.
- Proporciona mais disposição física para realizar as atividades do dia a dia.
- Combate doenças ligadas ao excesso de peso, como colesterol alto, infarto e diabetes.
- Ameniza o sintoma de doenças crônicas como artrite e artrose, além de combater os sintomas em pessoas que possuem pré-disposição a esses quadros.
- Alívio das tensões musculares. O movimento da água por todo o corpo causa alívio às tensões, deixando o corpo mais relaxado.
- Aumenta o ciclo social.
- Combate doenças como depressão, ansiedade e estresse.
- Melhora a autoestima.
- Melhora a qualidade de vida.
Natação: a atividade recomendada para todas as idades
A natação é uma das poucas atividades recomendadas para todas as idades. O fato de ser realizada dentro da água aumenta consideravelmente o seu público, passando a incluir crianças e idosos.
Isso porque a água retira todo o impacto das articulações, não sobrecarregando as “juntas”. Esse é um grande problema para os idosos, por exemplo. No caso das crianças, a natação dá músculos apenas com um bom treino.
Ou seja, uma criança que pratica natação regularmente em treinos adequados e adaptados à sua faixa etária absorverá todos os benefícios, mas não ficará “musculosa”.
Caso o seu objetivo seja direcionado para a natação dar músculos, então o recomendado é que converse com um professor qualificado. Ele dará diversas possibilidades para os seus objetivos, incluindo treino e alimentação.