O boxe brasileiro é conhecido como um dos esportes mais competitivos das Olimpíadas, em que a modalidade apresenta inúmeras regras e categorias em que os lutadores são sempre separados por pesos.
Segundo alguns estudos, o boxe já era praticado por diversas sociedades antigas, antes mesmo dos romanos e dos gregos e, por isso, ele pode ser visto como uma das artes marciais mais antigas do mundo.
Além disso, antigamente, o boxe era visto somente como uma atividade recreativa, ou seja, para diversão, se tornando uma competição com os gregos, em que anos depois os lutadores do Reino Unido tomaram a decisão de já era hora de colocar regras no esporte e torna-lo profissional.
Conheça tudo sobre o boxe brasileiro
Antes de saber sobre o boxe brasileiro, é interessante que você também tenha um pouco de entendimento sobre as regras do boxe, onde foi determinado que para cada luta de boxe era necessário ter 12 assaltos, os quais não poderiam passar de três minutos, e com intervalos de um minuto entre cada um deles.
Geralmente, era necessário ter um árbitro no ringue e outros 5 para a contagem das pontuações do boxe, além do fato de que as lutas precisavam ser realizadas em um ringue quadrado e que possuíssem 5 metros, no mínimo, ou então 6 metros, no máximo.
Quanto aos lutadores, os adversários que fossem golpeados e caíssem no chão, deveriam ter 10 segundos para poderem se levantarem, pois, caso contrário, o oponente seria considerado como vencedor da luta.
Normalmente, durante a realização das Olimpíadas é obrigatório ainda que nas competições oficiais, cada um dos juízes da luta de boxe seja de diferentes continentes, pois isso faz com que haja uma neutralidade em relação a contagem de votos e que se tenha um resultado mais justo.
Confira mais sobre o boxe brasileiro
Sobre o boxe brasileiro, no que diz respeito ao boxe profissional, normalmente existem 18 categorias, as quais são sempre divididas pelos pesos máximos dos lutadores, em que entre elas, se encontram as categorias do peso-mosca ligeiro, peso mosca, peso galo e peso pena.
Dessa forma, para poder competir no peso mosca ligeiro, o lutador deve apresentar no mínimo 49 kg, porém, se ele quiser realizar uma competição no peso mosca, então o seu peso nunca poderá ultrapassar os 52 kg.
Já no caso do lutador tiver um peso de até 55 kg, a sua categoria de competição então é a de galo, e se ele tiver 3 kg a mais, isto é, 58 kg, então ele poderá participar da competição na categoria pena.
Sendo assim, os pesos e as categorias geralmente são divididos e sempre categorizados por quatro principais e conhecidas organizações que procuram manter o boxe, as quais são:
- Conselho Mundial de Boxe ou CMB;
- Organização Mundial de Boxe ou OMB;
- Associação Mundial de Boxe ou AMB;
- E, por fim, Federação Internacional de Boxe ou FIB.
Dessa forma, as organizações procuram realizar a categorização de todos os lutadores, além de serem responsáveis ainda pelos campeonatos e as competições mundiais dentro da modalidade da luta.
Portanto, no boxe brasileiro, sempre realizadas subdivisões nas quais são escalados os lutadores segundo os seus pesos na intenção de tornarem as lutas mais equilibradas e justas, em que a pesagem oficial é sempre feita um dia antes da luta.
Com isso, se você está pensando em realizar a prática do boxe brasileiro e se interessou ainda mais por essa modalidade esportiva após ler o artigo, então procure agora mesmo por uma boa academia.