Atividade física para gestantes, pode?

Uma grande dúvida da maioria das mulheres é se atividade física para gestantes pode e principalmente quais são as mais indicadas.

A preocupação com a saúde e o bom desenvolvimento do bebê leva muitas mulheres a procurar algumas práticas de atividades físicas durante a gestação.

Os exercícios aliados a uma vida saudável e tranquila proporciona melhoras em alguns sintomas da gravidez e aumenta a qualidade de vida tanto da mãe quanto do bebê.

Para mulheres saudáveis e que não apresentem nenhum risco em relação a gravidez a prática de atividades é recomendado por médicos pelos seus inúmeros benefícios associados, como redução de risco de doenças e de partos prematuros.

Qual a importância da atividade física para gestantes

A atividade física é importante para todas as fases da vida, mas no caso das gestantes ela possui um papel fundamental para melhorar a qualidade de vida.

Para as gestantes que já eram acostumadas a praticar exercícios físicos regulamente antes de engravidar a manutenção das atividades é muito recomendada para a elasticidade dos músculos e manter seu condicionamento físico.

Já as gestantes que não praticavam exercícios anteriormente e desejam fazer depois da descoberta da gestação é necessário um acompanhamento de perto e começar mais devagar para evitar sobrecarga nos músculos.

Porem em qual for o caso é necessário que a mulher a partir do momento que descobriu estar gravida consulte seu médico e realize exames que comprovem estar apta a realizar atividade física, pois mesmo algumas modalidades serem mais leves algumas gestações podem ser de risco e necessitar um repouso maior.

Realizar os exercícios com a supervisão de um profissional de educação física capacitado e em academias com aparelhos de confiança é fundamental para a pratica correta e com segurança.

A academia Pratique Fitness conta com profissionais qualificados prontos para atender suas necessidades, visite o nosso site https://pratiquefitness.com.br/ e confira nossos preços e planos disponíveis.

Benefícios da pratica de atividade física para gestantes

  • Fortalecimento dos músculos, principalmente os músculos do assoalho pélvico, importantes para a gestante que pretende realizar parto normal;
  • Melhora do condicionamento físico da gestante;
  • Redução dos inchaços e outros desconfortos da gravidez;
  • Melhora dores nas articulações e na coluna, recorrentes do excesso de peso;
  • Aumenta a circulação sanguínea levando mais oxigênio para o bebê;
  • Reduz riscos de desenvolvimento de doenças especificas da gravidez como a hipertensão arterial e o diabetes gestacional, complicações estas que podem levar a um parto prematuro e de risco;
  • Evita um ganho de peso excessivo, que pode ser prejudicial para a mãe e para o bebê;
  • Aumento da disposição;

Quais atividades são recomendadas e quais não são

As atividades físicas recomendadas para as gestantes são bem variadas e possuem muitas opções, mais é preciso ficar de olho pois algumas mesmo que liberadas existem restrições.

Primeiramente é necessário a liberação de seu médico e só então é preciso procurar o profissional de educação física, só ele poderá indicar os exercícios específicos para se realizar durante a gestação e em cada fase dela.

Depois disto você poderá escolher qual das modalidades melhor se encaixam no seu perfil e te tragam prazer, se você já praticava alguma atividade antes da gestação poderá continuar ou praticar alguma outra.

Aulas aeróbicas, musculação, pilates, natação, hidroginástica, alongamentos, dança, ginastica localizada, são alguns exemplos de atividades permitidas durante a gravidez.

Já exercícios que envolvam saltos, grande carga de pesos, exercícios pesados para a região abdominal, atividades com bolas e esportes radicais são contraindicados para as gestantes.

É importante se informar e questionar com profissionais especializados para evitar problemas durante os 9 meses de gestação, e saber que as gestantes podem realizar atividades físicas.

Comments

  1. […] Atividade física para gestantes, pode? Treinos com menor intensidade podem ser mais eficazes? Os efeitos negativos do álcool para quem realiza atividades físicas Aula de hidroginástica para idosos Os cuidados para se fazer exercícios na academia durante o verão […]

  2. […] Atividade física para gestantes, pode? Aula de zumba que emagrece rápido Conheça os benefícios da caminhada para seu corpo Aulas de dança 4 motivos para incluir a academia na sua rotina […]

  3. […] Atividade física para gestantes, pode? Aulas de dança 6 dicas para não desistir de malhar na academia Tudo sobre treino de muay thai iniciante A importância do exercício físico na terceira idade […]

  4. […] Atividade física para gestantes, pode? Natação define o corpo? Os cuidados para se fazer exercícios na academia durante o verão 6 dicas para não desistir de malhar na academia Treino para taekwondo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pratique Google