Plano alimentar para emagrecer

<

Muitas pessoas desejam emagrecer, hipertrofiar os músculos e ganhar massa magra de modo fácil e rápido. Por isso, fique sabendo que o plano alimentar para emagrecer é uma maneira de alcançar todos os objetivos que você deseja para o seu corpo. 

Pensando nisso, vamos te mostrar todos os caminhos para ter um bom plano alimentar, qual é a sua importância e como elaborar um para favorecer todas as suas metas. 

Veja a importância de ter apoio de um profissional na hora de elaborar o plano. Boa leitura!

Plano alimentar para emagrecer e a sua importância

O plano alimentar para emagrecer é nada mais nada menos do que um cardápio bem estruturado, feito por um nutricionista, definindo os alimentos que a pessoa precisa comer. 

Dentro do plano, você encontra os melhores horários para realizar as refeições, a quantidade correta e os nutrientes importantes, como vitamina C e colágeno hidrolisado, para conseguir manter a saúde em dia. 

De modo geral, ter um bom plano alimentar é de extrema importância para incentivar o uso de alimentos mais saudáveis, como vegetais, cereais menos calóricos, grãos integrais e frutas. 

Para o profissional de saúde elaborar o cardápio, é preciso analisar o perfil do paciente, como também todo o histórico anterior das dietas, além de verificar o que pode melhorar para atingir os objetivos. 

plano

Desta forma, um aspecto muito importante para poder elaborar um plano alimentar é balancear corretamente a quantidade de fonte de proteína, os carboidratos (os açúcares) e a quantidade de gordura ingerida no cotidiano. 

O plano alimentar serve para auxiliar todas as pessoas que têm como objetivo ganhar massa magra, emagrecer ou pessoas que apresentam problemas de saúde que necessitam de uma dieta mais restritiva. 

O maior objetivo do plano alimentar é auxiliar as pessoas a criarem hábitos mais saudáveis. Portanto, para que ele surte um efeito melhor, é preciso ter uma mudança na rotina, aprender a controlar a ansiedade, dormir bem, diminuir o estresse e também praticar exercícios físicos. Ou seja, o plano alimentar é seguido de vários aspectos para melhorar toda a qualidade de vida e não apenas ter uma alimentação equilibrada. 

Plano alimentar como faço para elaborar?

Para elaborar um plano alimentar para emagrecer é preciso ter atenção em alguns pontos. Por isso, procure o seu nutricionista para conversar. Veja abaixo quais são:

Observe por completo o ritmo do seu metabolismo

Para podermos iniciar a conversa, é preciso descobrir quais são os alimentos indicados para você consumir e também qual deles você deve evitar. 

alimentar

Ao conversar com o nutricionista, você deve falar qual é o seu principal objetivo, por exemplo, diminuir peso corporal, ele vai te listar alimentos que fazem com que o seu corpo ganhe gordura e cortá-los. 

Vale lembrar que cada pessoa possui características individuais, únicas e também um metabolismo próprio. Portanto, não adianta tentar fazer a dieta do amigo, pois é preciso estabelecer um plano alimentar para emagrecer voltados para as suas necessidades. 

Dessa maneira, o nutricionista vai anotar todos os pontos avaliados, para passar uma dieta conforme o seu metabolismo, associando com a sua rotina e quais os tipos de alimentos que deverão ser consumidos. 

Avaliar a composição dos alimentos

É muito importante conferir a composição de todos os alimentos que você consome no dia a dia. Para isso, é possível pesquisar as fontes seguras como artigos de universidades conhecidas e de estudos médicos. 

A maior vantagem, é saber quais os nutrientes que os alimentos apresentam e quais os mais adequados para atingir a meta na dieta. 

Lembre-se, toda dieta precisa ter os nutrientes básicos, inclusive gordura e açúcar. A maior diferença vai ser na quantidade, portanto, no plano alimentar para emagrecer vai incluir as verduras e frutas, reduzindo o teor de açúcar e gordura. 

Essa dica é muito importante para ajudar a entender se os hábitos de consumo estão sendo saudáveis, fazendo emagrecer ou se estão prejudicando os seus propósitos. 

Consumo de menos calorias

No plano alimentar para emagrecer, calorias e dieta são palavras que estão muito relacionadas. Desse modo, é preciso aprender a quantidade de calorias que o seu corpo precisa ingerir para ter um bom funcionamento. Ou seja, existe uma cota de energia que o seu corpo precisa para manter o funcionamento do corpo. 

Uma maneira fácil de fazer isso é multiplicar o peso corporal por 22. Indica-se procurar um nutricionista para calcular para você. 

Caso você conheça os índices de calorias dos alimentos e saiba fazer o cálculo, o próximo passo a seguir é elaborar o plano alimentar. 

Substituição dentro do plano alimentar 

Para seguir o plano alimentar, é preciso que os esforços sejam contínuos, mudança de hábitos e disciplina. 

A primeira alteração deve ser feita para vencer são os hábitos enraizados, como vício em chocolates, doces, fast-foods, lanches gordurosos, entre outros. Por isso, a técnica mais usada pelos nutricionistas é o da substituição. 

plano alimentar

Então, as guloseimas que você carregava na bolsa ou levava para o trabalho disfarçadamente, passam a ser substituídas por frutas ou doces diet, que não atrapalhem o seu propósito. 

As melhores práticas na hora de elaborar um plano alimentar

Existem algumas práticas indispensáveis para elaborar o plano alimentar mais eficiente. Veja agora o que fazer para alcançar sua meta de controle de peso e também para ter um estilo de vida mais saudável.

Priorize os alimentos saudáveis 

Para ter sucesso no plano alimentar é preciso ter mudanças, já que você almeja tanto uma transformação na aparência física, independentemente do tipo de dieta, o correto é pensar em cardápios que proporcionem um equilíbrio nutricional, mais bem-estar e saúde. Além disso, se conscientizar sobre a importância de saber equilibrar todos os nutrientes. 

Foque nos objetivos

Para que seu plano alimentar dê certo, é preciso ter objetivos para serem alcançados, mas não pode sair do foco principal, que é manter a manutenção da saúde em dia. Por isso, se você não estiver bem mentalmente ou no físico, será muito difícil seguir com o cardápio modificado, principalmente se você não estiver acostumado. 

Dessa maneira, para conseguir obedecer ao plano alimentar é preciso avaliar as condições da saúde, além de o quanto se está disposto a se esforçar para poder atingir todas as metas. 

emagrecer

No início, é muito importante ser firme, pois os impactos das alterações podem parecer ser maiores que sua rotina.

Inclua grãos integrais, legumes, frutas no seu plano alimentar

Pode até parecer uma dica repetitiva, mas é muito importante reforçar que uma dieta de recuperação de silhueta, redução de peso, doenças específicas ou fortalecimento muscular, não pode faltar frutas, legumes e verduras. A lógica é muito simples, esses alimentos possuem nutrientes essenciais como minerais e vitaminas importantes. 

Tudo isso é questão de hábito. Com o passar do tempo, você começa a perceber que esses alimentos são perfeitos para substituir guloseimas e doces que minavam a sua dieta. 

Por isso, recorra a todos os vegetais, principalmente crus, que ajudam a manter a saúde em dia e também no controle do metabolismo, enquanto você segue firme no seu plano alimentar para emagrecer. 

Considere a rotina

Disciplina, esforço e rotina, são palavrinhas que exigem muita atenção e precisam ser muito respeitadas, principalmente dentro do plano alimentar. Então, para alcançar o sucesso e os resultados com o plano, depende muito da estratégia elaborada que contribui de forma positiva para alcançar os objetivos. 

Cardápio variado

Infelizmente pode acontecer alguma coisa no meio do caminho e atrapalhar o plano alimentar para emagrecer que você elaborou com tanto carinho e com muita expectativa. Entretanto, é preciso seguir em frente e não desanimar! 

cardapio

Dessa maneira, uma dica muito importante é elaborar um cardápio bastante variado, desde que a quantidade de alimentos e os nutrientes sejam equivalentes. 

A variação do cardápio evita que você enjoe de comer todos os dias as mesmas coisas, tornando a variedade do plano primordial para alcançar o sucesso de sua meta. 

Tenha disciplina

Os psicólogos explicam que a comida vai muito além da própria alimentação, pois ela se assume numa dimensão muito ampla e relevante na vida de cada um. Para muitas pessoas, o ato de comer está ligado diretamente ao prazer, à liberdade e socialização para novas experiências. 

dieta

Por isso, é muito importante ter disciplina, tornando-se um ponto essencial para continuar o plano alimentar para emagrecer. Infelizmente, muitas pessoas desistem logo no início do plano por associarem os alimentos do cardápio com os sentimentos negativos ou até mesmo, encarar como obrigação. 

Então, isso leva a frustração, gerando estresse, ansiedade, criando sensação que precisa ser evitada para poder alcançar todos os seus objetivos. 

Consulte o nutricionista

comida

Procurar um nutricionista é o caminho mais correto para seguir com um plano alimentar para emagrecer e de modo seguro. O profissional da saúde vai acompanhar todas as etapas e orientar nos momentos mais difíceis. 

Nutrição Online