Sair do Sedentarismo: Qual melhor modalidade para começar se movimentar
Sair do sedentarismo pode ser um desafio e tanto, não é mesmo? Mas pode não ser! Basta que você escolha a modalidade certa para começar a se movimentar e tomar gosto pela atividade física.
E como saber qual atividade é essa? Existe uma modalidade específica para se começar?
É isso que você vai saber ao continuar lendo este post? Então, vamos lá?!
Veja aqui como escolher a modalidade física certa para sair do sedentarismo
Afinal, existe uma modalidade específica para começar?
A resposta é, não!
Você pode começar com a modalidade que mais lhe agrade!
Obviamente que você não vai tentar ser um fisiculturista ao começar a praticar musculação, ou um nadador profissional, caso queira fazer natação. Pois é interessante que você comece aos poucos. Contudo, é importante que você saiba que não existem limites para o que você deseja fazer.
Mesmo que você tenha limitações físicas, e uma recomendação médica para não fazer exercícios muito pesados, ainda assim é possível encontrar um exercício físico que lhe agrade!
A grande pergunta é, como descobrir de qual exercício você mais gosta?
Então, para te ajudar com isso, vamos à algumas dicas básicas.
1 – Não se engane: você não vai se apaixonar logo de cara por uma modalidade específica
Muitas pessoas acreditam que a prática de exercício físico é como uma paixão: você encontra determinada modalidade e já quer praticá-la a todo custo. Mas não é bem assim.
Você pode ter sim modalidades as quais tem vontade de conhecer, porém, é importante que você esteja ciente de que existem obstáculos em qualquer tipo de exercício. Na musculação, as dores musculares podem ser um problema nas primeiras semanas, nas lutas, a falta de habilidades nos golpes pode te deixar um tanto quanto decepcionado, em práticas de grupos, a falta de destaque pode fazer com que você queira desistir.
Então, a menos que você tenha um talento nato, você precisará praticar um pouco mais até que se apaixone de fato por alguma modalidade de exercício físico e permita que ela faça parte da sua vida.
2 – Escolha duas ou três modalidades diferentes para experimentar
Caminhada, natação, musculação, podem ser as modalidades que você pode escolher para sair do sedentarismo. Ou então, dança, jump e lutas… Você é quem decide.
Não julgue o exercício estando apenas de fora, pois é importante que você faça parte do processo. Experimente uma, duas ou três vezes cada modalidade para que consiga entender em qual você mais se adapta.
3 – Seja persistente para sair do sedentarismo
Seu corpo vai implorar para você ficar parado, pode ser que você se sinta desanimado, mas não desista. Somos naturalmente programados para o comodismo, mas precisamos superar a nós mesmos.
Então, para que você possa sair do sedentarismo, não desista na primeira dificuldade.
Conte com a Pratique para movimentar a sua vida e ter mais saúde.
Conheça todos os nossos programas de exercícios!